Nas Filipinas alunos de uma escola localizada na cidade de Legazpi fizeram do momento de prova uma situação divertida. Inspirada em uma técnica usada anos atrás na Tailândia, a professora da turma, Mandane-Ortiz, fez uma atividade com os alunos antes da prova para que não houvessem colas.
O objetivo da professora era fazer com que a hora da avaliação acontecesse de uma maneira divertida para garantir integridade e honestidade. Com isso os alunos tiveram que usar a criatividade para fazer chapéus ‘anti-cola’, e os alunos fizeram o que a professora mandou usando caixas de ovos, papelão, tecidos, lixeiras e cestos para criarem os acessórios.
Ao terminarem, Mandane-Ortiz, tirou foto dos resultados e publicou nas redes sociais e teve o resultado que desejava, uma prova realizada sem colas.
Professora cria figurinhas inspiradas no Álbum da Copa com rosto dos alunos para incentivar estudo
A professora de 41 anos Daniele Abrantes encontrou uma ideia incrível para incentivar os alunos a estudarem. Ela, que dá aula em uma escola municipal de São Vicente, litoral de São Paulo, uniu uma paixão nacional, Copa do Mundo, com educação.

A educadora oferece um pacote de figurinhas aos alunos a cada vez que eles vencem um desafio. Porém não são aquelas típicas figurinhas do Álbum da Copa de 2022 que viralizaram nas redes sociais, mas figurinhas com imagens dos colegas de sala.
Assim, com a autorização dos pais dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do colégio, a professora encontrou um método educacional inovador e nomeou o projeto de de “Craques da escola”.
Da mesma forma que as figurinhas do Álbum da Copa, podem sair repetidas nos pacotes, e, portanto, os alunos podem trocá-las nos intervalos. “Quando a criança vence um desafio, ela recebe um pacote com duas figurinhas. Quando faz o dever de casa ou uma boa ação durante a aula, como ajudar um colega na lição, recebe um adesivo. É uma forma de incentivo até completar o alvo [finalizar o álbum]”, explicou Daniele ao Comando Notícia.

Rosana de Fátima Clemente, diretora da escola, reforçou a importância do projeto, ao colaborar com o crescimento integral do aluno, incluindo emocional: “Casa exatamente com o que acreditamos ser uma educação de qualidade afetiva”.
A ideia parece ter surtido efeito, já que a professora garante que os cadernos estão mais caprichosos assim como os alunos mais ansiosos para aprender e fazer a lição de casa. E não para por aí: além das 29 figurinhas dos alunos, quando completarem o álbum, eles ganharão uma figurinha de ouro com a imagem da turma completa.
Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos
O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá