Antigamente as brincadeiras das crianças eram muito diferente das atuais. Com a chegada da tecnologia, os jogos de tabuleiro foram deixados para trás e deram lugar para vídeo games online, redes sociais, séries. Com tantos outros vícios piores, muitos pais se questionam: as crianças podem assistir TV?

Alguns pesquisadores já alertam que o tempo de tela pode fazer mal para os mais jovens, ainda mais para as crianças. Os malefícios são apontados como o atraso do desenvolvimento cognitivo e prejuízos na socialização. Mas um novo estudo feito pela Frontiers in Psychology aponta que o estímulo da interação a partir da televisão pode trazer benefícios na infância.
De acordo com o trabalho, o tempo de tela ligado à televisão ou a algum dispositivo móvel consegue ser benéfico, porém isso varia muito e depende do contexto em que isso ocorre. Segundo os autores da pesquisa, quando os conteúdos são infantis, é possível observar efeitos positivos na criança, principalmente quando o que está senso exposto é algo voltado para o estímulo da interação. Eles dizem que é necessário investir na qualidade do que está sendo exposto, ao invés de pensar na quantidade em que eles ficam na TV.
A pesquisa ressalta que é de extrema importância que um dos pais esteja presente no momento em que a criança estiver assistindo a programação, para que assim a experiência seja melhor aproveitada, tendo em vista que eles podem se envolver nas atividades e responder possíveis perguntas que a criança venha a fazer, visto que a infância é o principal período de desenvolvimento cognitivo.
O estudo reforça que, apesar de assistir televisão apresentar possíveis benefícios para a criança, a prática não deve substituir outras atividades, tendo em vista que a socialização, por exemplo, é muito importante para o crescimento pessoal. Sendo assim, especialmente para os menores de 3 anos, pois é importante entender que a exposição prolongada às telas não é recomendada.