
Você sabia que de 89% a 94% das crianças precisam usar aparelho de correção dentofacial no Brasil? Apesar de termos mais recursos, informação e opções à nossa disposição nos dias de hoje, em muitos casos, o tratamento com aparelhos ortodônticos e ortopédicos é inevitável.
De olho nos problemas
Segundo Verônica Tinoco, mãe do Renzo e da Luiza, e membra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o que, geralmente, leva as crianças a usar aparelhos na infância são as mordidas abertas e cruzadas, a redução de espaço na arcada devido a perda precoce de algum dente de leite, além dos problemas respiratórios. Estes últimos também podem levar a deformidades ósseas e de posicionamento dentário incorreto.
E tem mais: estresse também influencia no uso de aparelhos. Mas é simples entender o motivo disso. Cada vez mais as crianças tendem a sofrer com bruxismo (ranger os dentes) em função da ansiedade do dia a dia. Assim, o desgaste dentário é maior.
A culpa de tudo isso a gente pode colocar na genética e nos maus hábitos. Já que com a genética não é possível fazer nada, o ideal é ficar sempre alerta aos hábitos dos filhos.
Sempre alerta
Morder tampa de caneta, roer as unhas, usar chupeta e respirar pela boca são comportamentos que, de agora em diante, não podem mais ser aceitos na sua frente. Outra dica é que o sono pode revelar muitas coisas!
Por isso, seja um observador do seu filho enquanto ele dorme. Babar demais, ficar com a boca aberta, respiração ofegante e roncar são alertas de perigo. Esses hábitos podem provocar o desalinhamento dos dentes. Na dúvida, o ideal é consultar o seu ortodontista!
Papel dos pais
Como não existe um tempo certo para começar a usar, é missão dos pais estarem por dentro das necessidades do filho quando o assunto é a ida ao ortodontista.”Cada criança tem seu tempo! O ideal é que cada caso seja avaliado e acompanhado. Só o ortodontista pode definir com precisão a idade e a necessidade de tratamento,” afirma Verônica. O ideal é ficar sempre de olho com consultas regulares, afinal quanto antes o problema for detectado, melhor o prognóstico.
Ortopédico x Ortodôntico
Saiba a diferença! “Enquanto os aparelhos ortopédicos são utilizados para readequar o crescimento e o desenvolvimento dos maxilares, os aparelhos ortodônticos são usados para corrigir o posicionamento dos dentes,” esclarece Verônica.
Leia também:
Existe idade ideal para a criança usar aparelho ortodôntico? Saiba
Amamentar diminui o risco de usar aparelho no futuro
6 mitos e verdades sobre aparelhos dentários que você não sabia!