O Zé Gotinha está de volta! Neste sábado (15) começa mais uma campanha de vacinação contra a poliomelite e a Pais&Filhos acredita que vacinar é preciso, sim! Ao longo da semana, compartilhamos matérias e informações sobre a vacina, mas vimos que mães e pais ainda têm muitas dúvidas sobre o assunto. Encaminhamos essas dúvidas para a Dra. Helena Sato, mãe de Daniel e Clara, diretora técnica da divisão de imunização da Secretária de Saúde do São Paulo e aqui estão as respostas:
Paula Gomes Silva: A partir de qual idade posso vacinar?
A partir de 6 meses de idade e até os 5 anos.
Thamires Gonçalves: É gotinha mesmo?
É gotinha mesmo! A mesma que já aplicamos há 36 anos de campanha contra a polio, a chamada Vacina Oral Poliomelite.
Catharine Miucha: Uma criança que está com o calendário de vacinas todo em dia, precisa tomar essa vacina novamente? Minha filha tem 2 anos e meio e já tomou essa vacina quando estava prevista no calendário…
Sim. É importante que ela tome, porque esta é uma dose adicional, por isso chamamos todas as crianças no país. Ao todo, são mais de 100 mil postos fixos e móveis disponíveis pelo Brasil
Jojo Borges Ferreira: Eu acho estranho porque a vacinação acontece só em crianças de até 5 anos. E as demais crianças como ficam?
Na época em que tínhamos casos de polio no país, a faixa etária mais acometida era de crianças com até 5 anos. É por este mesmo motivo que também não vacinamos adultos e adolescentes.
Michele Fernando Vinicius: Meu filho faz 6 meses no dia 23 de agosto. Será que ele já deve tomar?
Michele, podemos esperar até o dia 23. A orientação é que crianças a partir dos seis meses tomem, não tem necessidade de adiantar.
Rute Marina Unica: O que é a poliomielite? Nunca ouvi falar dessa palavra.
A poliomelite é uma doença causada por um vírus que pode acometer o sistema nervoso e o principal quadro clinico é a paralisia de um dos membros inferiores.
Leia mais sobre a poliomelite
(/editorial/paralisia-infantil-ainda-e-um-risco-para-criancas-no-mundo/)
Michelle Cirelli: Sabe se quem tem alergia ao leite de vaca e ao ovo podem tomar sem problemas?
Crianças que tem alergia a leite de vaca podem tomar a vacina. A única contra indicação que existe é para crianças que estão fazendo tratamento com quimioterapia e radioterapia, pois a vacina tem o vírus vivo atenuado.
Sobrou alguma dúvida? Coloque nos comentários!