Dócil e extremamente pacato, o jabuti é a versão terrestre da tartaruga. Embora não consigam interagir de forma expansiva com os humanos, esses animais são muito fofos, aceitam carinhos suaves e são relativamente fáceis de cuidar. Sua forma vagarosa, independente e simples de levar a vida pode ensinar muito às crianças, que podem ter pequenas responsabilidades desde novas, como oferecer uma fruta – antes que tenham maturidade para conviver com um bicho mais ativo, como um cão, por exemplo.
Contudo, existem algumas recomendações a serem seguidas! Por ser classificado como animal silvestre, o jabuti só pode ser adquirido de criadouro autorizado, que deve entregá-lo com microchip, documentos e nota fiscal. Outra providência importante é criar um terrário exclusivo para o bicho, que deve ter terra (molhada e não batida) para que possa regular a temperatura do corpo, uma proteção da chuva e do frio (mas que permita que ele saia para tomar sol) e comida e água fresca à disposição.
Por fim, é preciso protegê-los de cachorros e gatos, além de sempre supervisionar os pequenos nas interações, pois os jabutis são um pouco assustados.
FICHA TÉCNICA
- Nome: Jabuti
- Porte: Pequeno
- Tamanho: Até 40 cm
- Cor: A carapaça pode ser cinza, marrom, preta ou café e os desenhos variam entre amarelo, laranja e vermelho-claro
- Peso: DE 6 A 12 KG
- Tempo de vida: Em média 80 anos
- Temperamento: São tranquilos, independentes e dóceis