Criança

Uma das gêmeas siamesas que foram separadas em Goiânia faz passeio fora da UTI pela primeira vez

Reprodução/Instagram

Publicado em 02/02/2023, às 14h35 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Heloá, gêmea siamesa separada por cirurgia de Valentina, passeou fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde se encontra internada em Goiânia, capital de Goiás, durante esta quinta-feira, 2 de fevereiro! O registro foi feito pelo médico responsável pelo caso, Zacharias Calil, quem comemorou a evolução da criança. As irmãs foram separadas no último dia 11 de janeiro.

“Ela saiu para tomar um banho de sol e voltou para a UTI. A expectativa é que ela faça um passeio assim todos os dias, o psicológico melhora bastante”, explicou o cirurgião pediatra ao veículo de comunicação g1.

As gêmeas, Heloá e Valentina, estão na UTI e já respondem aos estímulos (Foto: Reprodução/Instagram)

Heloá e Valentina ainda estão internadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). De acordo com Zacharias, o passeio da gêmea pelo jardim foi realizado graças ao pedido da equipe médica, este com o intuito de melhorar cada vez mais o quadro neurológico e psicológico da mais nova.

O cirurgião ainda deu a informação de que Valentina havia apresentado melhora neurológica de quarta, 1º de fevereiro, para esta quinta; entretanto, ela continua sedada. A mãe das meninas, Valdirene Prado, ainda usou seu perfil nas redes sociais para celebrar o feito de Heloá e está com muitas esperanças para a recuperação da outra gêmea.

“Minhas riquezas estão melhor do que todos pensam. Obrigada, Deus, confio em ti e creio em ti, logo será a Valentina”, escreveu Valdirene.

A cirurgia

Após terem passado por uma cirurgia que teve 17 horas de duração, as gêmeas siamesas Valentina e Heloá Prado, ambas de 3 anos de idade, foram separadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), este localizado na capital goiana.

De acordo com um boletim médico divulgado no dia 12 de janeiro, as irmãs estão se recuperando da cirurgia, porém estão em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos.

Registros feitos durante o procedimento médico (Foto: Divulgação/Zacharias Calil)

Elas eram unidas pelo tórax e pelo abdômen; assim, as gêmeas foram separadas pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil na última quarta-feira, 11 de janeiro, ao lado de uma equipe médica composta por mais de 50 profissionais. Elas também compartilhavam a bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.

Após a cirurgia, o médico explicou que a demora se deu graças às enormes aberturas do abdômen das siamesas, já que foi preciso utilizar uma tela neste local em razão da falta de pele para o fechamento. No último ano de 2022, elas já haviam passado por um procedimento cirúrgico que expande a pele, entretanto, ainda não foi suficiente. O fígado e os intestinos puderam ser divididos.

As gêmeas siamesas são naturais de Guararema, cidade no interior paulista, porém moram com os pais, Fernando e Valdirene, em Morrinhos, no estado de Goiás, desde 2021. O motivo da mudança se deu graças ao fato da família querer ficar mais próxima de Goiânia para facilitar a realização dos procedimentos.

Quem é seu filho na escola? Vem ver o vídeo do projeto #RirEBrincarÉSóComeçar e conta pra gente!

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Família Criança Passeio hospital separação irmãs cirurgia gêmeas uti caso gêmeas siamesas Goiás goiania operação