O uso da inteligência artificial cresce a cada dia. Em uma geração cada vez mais conectada, a IA se tornou uma aliada na busca por conhecimento. Mas será que usá-la com crianças é realmente seguro?
Segundo o site TechTudo, algumas plataformas com IA apresentam riscos para crianças e adolescentes. Por isso, reunimos alguns deles e trouxemos dicas importantes para orientar o uso seguro dessas ferramentas.
Uso de IA por crianças
Apesar de ser direcionada para públicos maiores, a IA também está presente no mundo infantil. Brinquedos inteligentes e alto‑falantes como a Alexa são utilizados por crianças como uma forma de diversão.
Além disso, na escola, as plataformas de IA auxiliam na pesquisa de trabalhos e correções de textos. Mas, como nem tudo são flores, o uso da inteligência artificial por crianças pode ser perigoso, se feito de maneira errada/sem supervisão.
Riscos do uso de IA por crianças
De acordo com a gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, Sonia Dias, os cuidados no uso de IA com crianças precisam ser redobrados. Isso evita que impactos no desenvolvimento mental e físico do seu filho sejam causados.
Manipulação comportamental
Ainda segundo a gerente, as IAs podem manipular de maneira emocional e comportamental o seu filho, pois, elas podem gerar uma influência até maior do que os próprios pais têm com a criança.
Em casos mais graves, as plataformas podem induzir as crianças a cometerem comportamentos agressivos e até situações extremas.
Exploração de dados
Outro ponto destacado por Sonia é a possibilidade de exploração de dados. Com campanhas de publicidade que coletam informações sobre o comportamento infantil, as plataformas conseguem direcionar anúncios personalizados, incentivando consumo precoce ou inadequado.
Uso de IA por crianças em redes sociais e criação de conteúdo
Entre os jovens, o uso de IA também é frequente. Muitos usam a plataformas para criação de imagens e posts em redes sociais.
Fazer isso gera risco de exposição a conteúdos impróprios, discursos de ódio, informações falsas e manipulação de imagem.
Privacidade e invasão dos dispositivos
Dispositivos conectados com IA, como brinquedos inteligentes e assistentes virtuais, em sua maioria podem realizar o registro de áudios, vídeos, gestos ou conversas.
Esses dados podem ser armazenados ou compartilhados com terceiros, comprometendo a privacidade da criança e da família.
Publicidade invisível e consumo precoce
Muitas plataformas utilizam os dados coletados para inserir publicidade invisível, camuflada dentro do conteúdo.
Para o público infantil, isso pode significar uma influência comercial constante, com ofertas e estímulos de compra de algo inapropriado, que nem sempre são percebidos pelos pais.
Como garantir a segurança do seu filho
Para reduzir os riscos do uso de IA por crianças, os pais devem realizar a adoção de medidas práticas. Comece desativando microfones, câmeras ou sensores desnecessários nos dispositivos.
Além disso, converse com o seu filho. O diálogo é essencial neste momento. As crianças costumam entender os pais.
Equilibre vida virtual com vida social
Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o convívio humano continua sendo considerado de extrema importância. Estimule atividades offline, brincadeiras, leitura em família e interações fora da tela.
Leia mais
- Inteligência Artificial ou Inteligência Parental?
- GPT: inteligência artificial e a educação financeira