Publicado em 09/09/2020, às 16h14 por Giulia Pires, filha de Eliane e Paulo
A primeira infância é um dos períodos mais importantes da nossa vida. É nessa fase que começamos a descobrir o mundo ao nosso redor e uma janela de possibilidades se abre. O cérebro está mais ativo do que nunca e começa a nos preparar para os desafios que estão por vir. Justamente por isso, é preciso investir no potencial das crianças desde cedo, estimulando, dando carinho e desenvolvendo as mais diferentes habilidades. A conta é simples: para um futuro saudável e de sucesso, os cuidados devem começar desde os primeiros instantes.
Um estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA) mostrou que, na primeira infância, o cérebro faz mais conexões do que na fase adulta. Isso significa que, quando somos pequenos, temos mais facilidade de adquirir novas habilidades. Para isso, a escola tem um papel fundamental, já que é lá onde aprimoram suas capacidades linguísticas, sociais e de comunicação.
“Nos últimos 30 anos, passamos a entender a Educação Infantil como um espaço importantíssimo para a criança, porque esse é o momento fértil para todo o desenvolvimento dela. Se aproveitarmos essa janela de oportunidades, conseguimos fazer com que a criança tenha sucesso em sua vida”, explica a educadora Lilian Murad Brunner, Diretora Institucional dos Portinhos do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe da Marcella e do Bruno.
O papel dos professores
Já está mais do que comprovado pela ciência que crianças que vão à escola desde cedo desenvolvem mais habilidades nos primeiros anos de vida. Isso se deve, em grande parte, ao trabalho dos professores da Educação Infantil. Quem chegou a essa conclusão foram os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA). Eles observaram que, quando são estimuladas pelos professores, as crianças melhoram seu desempenho linguístico e comunicacional.
“É normal ouvir falar que as crianças só vão para a escola para brincar. E é isso mesmo. Nós, professores, temos esse papel de mediar esse conhecimento e trazer tudo isso para ela de uma forma gostosa. Mas, por trás de tudo isso, tem uma intencionalidade pedagógica e um planejamento que está pautado na Base Nacional Comum Curricular”, diz Gabriela Cirino, Professora do Portinho Valinhos – Infantil 3, filha de Neuza e Antônio
Aprender brincando
A boa notícia é que a brincadeira é, inclusive, um meio de aprender conceitos complexos, como os de Física e de Biologia. Um grupo de pesquisadores alemães criou um projeto de iniciação científica pensado especialmente para crianças de 3 a 6 anos. A ideia deu tão certo que hoje mais de 40 mil escolas de Educação Infantil dentro da Alemanha, além de alguns país pelo mundo, seguem a metodologia. O primeiro da América Latina a aderir ao projeto Pequeno Cientista foi o Colégio Visconde de Porto Seguro (SP).
“É algo genuíno da criança experimentar, olhar e investigar. Então, por que não incentivar esse interesse pela área científica e tecnológica desde cedo? O que nós fazemos é um programa educativo que potencialize esse olhar da experimentação e da pesquisa já na primeira infância”, conta Lilian. Hoje, todas as crianças que participam do projeto são acompanhadas por professores em experiências voltadas ao conceito STEM, temas que envolvem as Ciências, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática.
Valorização da Educação Infantil
No dia 25 de setembro, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Infantil, fizemos um bate-papo em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro para falar sobre esse assunto e explicar qual é o papel da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças:
Valorização da Educação Infantil
Um bate-papo sobre Educação Infantil e a importância de investir desde cedo na formação das crianças! Com Lilian Murad Brunner, educadora e Diretora Institucional do Colégio Visconde de Porto Seguro, e Gabriela Cirino, professora da Educação Infantil #Valorizaçãodaeducaçãoinfantil
Posted by Revista Pais&Filhos on Tuesday, August 25, 2020
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach