
Fazer com que o seu filho conheça, aprecie e respeite outras culturas não é só uma coisa legal para se fazer – isso pode ajudá-lo no futuro.
1) Mostre a seus filhos que você se importa
Se seus olhos brilham quando você fala, durante o jantar, sobre seus sonhos de viajar o mundo, ou se você fala com paixão sobre eventos globais, seu filho vai notar, diz Dr. Reimers.
2) Encontre festivais
Desde o ano novo chinês (é dia 23 de janeiro) até a Festa de São Genaro da Itália (celebrada em setembro). Existem muitas festas de outras culturas pelo país. “Ter a chance de ver artes e ofício e escutar contos populares, música, e línguas estrangeiras é uma experiência maravilhosa para a família inteira”.
9 segredos para criar uma criança mais feliz e confiante
6 pequenas maneiras de fazer cada um dos seus filhos se sentir especial
Conheça 6 sinais que mostram que seu filho é uma criança agressiva
3) Faça disso algo pessoal
“Um dos únicos aspetos da cultura americana é que quase tudo veio de algum outro lugar”, diz Manise. Falar sobre o ambiente em que seu filho vive e a origem da sua família ajuda a criar um conceito vasto do mundo.
4) Inclua a música mundial
Se você ainda não faz isso, atualize suas listas de músicas e inclua músicas de vários lugares do mundo e assista a clipes internacionais no YouTube com seus filhos. “A medida que as crianças vão se acostumando com a diversidade musical, naturalmente elas vão se adaptando a diversos sons, o que faz com que aquilo se torne menos ‘estrangeiro’”, diz Homa Sabet Tavangar, especialista em educação, global business e mãe de três meninas. Ela escreveu seu livro Growing Up Global: Raising Children to Be at Home in the World para mostrar para as famílias como incorporar um olhar internacional na rotina.
5) Use o futebol para ir para o global
Tavangar sugere escolher um time para seguir baseado na sua herança, a herança do amigo do seu filho, a comida favorita da sua família, ou a língua que você quer aprender. A Federação Internacional de Futebol, FIFA, inclui um mapa mundial interativo para te ajudar a aprender tudo sobre os times e países membros.
Conheça os problemas de gente grande que ocupam a cabeça das crianças
Aprenda seis formas práticas de motivar seus filhos
Traduzimos o que quer dizer cada comportamento do seu filho
6) Entre na geografia
Prenda um mapa atual na parede perto da mesa da cozinha ou de alguma parte da casa que vocês usem bastante. Algumas famílias colocam um mapa em uma quadro de cortiça e colocam tarraxas coloridas em cima dos países que eles visitaram. E quando você estiver fazendo compras para o feriado ou presentes de aniversário, não se esqueça dos globos e atlas.
7) Faça festas temáticas
Quando você consegue ir além das princesas e dos temas do Star Wars, tente fazer temas globais como a Copa Mundial e as Olimpíadas, sugere Tavangar.
8) Assista a filmes estrangeiros
“Uma criança de 3 anos consegue ver um croissant quente e ver a ‘estrela’ do filme O Balão Vermelho viajando por Paris”, diz Tavangar. Ela recomenda utilizar subtítulos ao invés de versões dubladas, se possível. “Leia o filme para elas como você lê um livro”, ela diz. “Desse modo, as crianças estão escutando a linguagem também”.
10 brincadeiras para as crianças fazerem no inverno
7 pecados capitais que cometemos contra a infância
Veja 4 maneiras de deixar as refeições em família mais felizes