Em Santarém, oeste do Pará, uma criança de 3 anos ficou sozinha dentro de uma lancha após o piloto cair no Rio Tapajós, próximo à Praia Maria José. O incidente aconteceu na terça-feira (1) por volta das 18h30, a criança ficou dentro da lancha por 50 minutos até ser resgatada por pescadores.
O veículo levava o piloto, a menina de 3 anos e outra criança de 5 anos, além de uma pessoa que estava em uma boia rebocada. O piloto perdeu o controle da lancha após fazer uma manobra e, minutos depois, a outra criança também caiu no rio.
“Estávamos voltando para Santarém e nessa hora o nosso barco foi chegando próximo. A lancha já estava há alguns minutos girando. Ficamos jogando cordas no rio para ver se travava a hélice”, disse o professor e servidor federal Roberval Santos em entrevista ao G1. Confira o vídeo abaixo:
“A criança ficou todo tempo segurando em um dos bancos, atracou e não soltou. Ela teve um instinto para ficar segurando, coisas que poucas crianças têm com essa noção de perigo. Foi angustiante”, acrescentou Roberval. O servidor também disse que todas as pessoas que estavam na lancha usavam coletes salva-vidas e que o uso do equipamento foi fundamental para que ninguém ficasse ferido.
A Capitania Fluvial de Santarém divulgou uma nota dizendo que recebeu o comunicado e que, após o chamado, uma equipe se deslocou para o local a fim de prestar apoio e ampliar as informações. A lancha foi rebocada até a base de Inspeção Naval para perícia e verificar as causas do incidente. O condutor não tinha indícios de ingestão de bebidas alcoólicas.
Leia também:
Sempre alerta: bebê de 11 meses morre afogado em balde de água
Criança é levada às pressas ao hospital após tomar sorvete e o motivo é assustador