O caso ocorreu no bairro de Santo Antônio ,em Itabirito, região central de Minas Gerais. Os vizinhos salvaram um menino de 7 anos, de um incêndio que aconteceu na residência do garoto na terça-feira, 13 de setembro, eles contaram que viram uma fumaça saindo da casa do menino e foram até o local e conseguiram eles mesmos salvar o menino quebrando parte da grade da janela.
De acordo com testemunhas que presenciaram a situação, o menino foi deixado sozinho em casa sem nenhum adulto responsável por perto. Ao entrarem em contato com mãe, descobriram que ela estava levando o outro filho, irmão do menino, para uma consulta médica. A Defesa Civil interditou a casa para que seja feita uma análise do ocorrido. Testemunhas também foram responsáveis por gravar um vídeo na hora que aconteceu o incêndio, o vídeo também foi analisado pelas autoridades policiais.

Ainda não foi relatado para a mídia o nome e o estado do garoto após o acidente, mas a Polícia Civil comentou sobre o caso: “Sobre o incêndio ocorrido em uma residência, nesta terça-feira (13/9), no bairro Santo Antônio, em Itabirito, a Polícia Civil de Minas Gerais, ao tomar conhecimento do caso, instaurou procedimento investigativo preliminar para apurar as circunstâncias dos fatos e esclarecer o ocorrido. Demais informações serão prestadas com o avançar dos trabalhos de polícia judiciária”. Por ter deixado o filho de 7 anos sozinho em casa, a mãe poderá responder por abandono de incapaz.
Abandono de incapaz
Segundo o Jusbrasil, o abandono de incapaz, artigo 133 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, é configurado pelo ato de abandonar a pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono. O crime pode ter pena de detenção de seis meses a três anos.