• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Criança

Virou lei! Todas as escolas terão que dar educação socioemocional para as crianças

Por Redação Pais&Filhos
12/10/2018
Em Criança

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

*Por Gladys Magalhães, mãe de Miguel

Até 2020, todas as escolas brasileiras deverão incluir em seus currículos as habilidades socioemocionais. Isso porque as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que devem ser implantadas nos próximos dois anos, trazem 10 competências, dentre elas quatro são socioemocionais. Mas, você sabe o que é a educação socioemocional?

De acordo com as educadoras Roberta e Taís Bento, fundadoras da SOS Educação e colunistas da Pais & Filhos, mãe e filha, a educação socioemocional é o processo de inclusão no currículo escolar de habilidades e atitudes necessárias para que o aluno possa compreender e administrar suas próprias emoções.

Seus pilares são a autoconsciência, o autocontrole, a consciência social, as habilidades de construir relações e a tomada de decisões responsáveis.

LeiaMais

Se não brincar, não cresce! Por que o momento lúdico para o desenvolvimento infantil

A Primeira Infância é para a Vida Toda: o que a ciência revela e por que precisamos agir

20 de setembro de 2025
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025

Ponto de partida

Adotada em diversos países da América do Norte, como o Canadá, nos países escandinavos, em algumas nações asiáticas e em parte da Inglaterra, o conceito socioemocional  deu seus primeiros passos na Europa e nos Estados Unidos, na década de 1960, mas só ganhou força há cerca de 20 anos.

“A escola tinha o papel de formar indivíduos que eram bons repetidores. Era comum o professor dar dezenas de exercícios e o aluno fazer até aprender”, comenta Luis Laurelli, head de novos negócios da Mind Lab, pai da Geovana, Felipe e Larissa.

Entretanto o especialista contou pra gente que nos anos de 1960, iniciou um movimento que ensinar não é só cognição e muitos países começam a discutir o assunto, inclusive o Brasil. “Até que na década de 1990 passa-se a falar de inteligência emocional, que o aluno não aprende só com a cabeça, mas também com a emoção“, explica.

Começaram a perceber a importância do indivíduo nas relações sociais, que é essencial formar indivíduos não só na forma cognitiva, mas também socialmente.

Benefícios

Ainda que algumas escolas já pratiquem a educação socioemocional no Brasil, espera-se que com as novas diretrizes da BNCC, a prática se expanda a passos largos, o que pode resultar em uma melhora de cerca de 10% no aprendizado das outras matérias do currículo escolar, lembra Laurelli.

Além disso, a educação socioemocional promove uma série de benefícios, como o desenvolvimento adequado entre alunos, professores e colegas, o que facilita na diminuição dos níveis de estresse e, até mesmo, de depressão entre jovens e crianças.

“Esse tipo de pedagogia melhora a capacidade de tomada de decisões, o controle das próprias emoções e o aprendizado efetivo dos conteúdos e habilidades definidos pelo programa”, ressalta Peter Visser, diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School, pai de Stacia, Jon e Jesse.

Como que faz?

Na escola, as habilidades socioemocionais podem ser trabalhadas por meio de histórias e da própria vivência entre os alunos. Estimular e estruturar trabalhos em grupos é uma estratégia admirada por uma boa parcela dos estudiosos da área, visto que tendem a ser efetivas no desenvolvimento das habilidades socioemocionais

Os jogos, tanto os analógicos como os digitais, são outro caminho muito apontado pelos educadores, jpa que as crianças precisam lidar com conflitos e estabelecer estratégias, podendo transcender, com a ajuda do professor, aquela situação para a vida real.

Mas, não é só na escola que as habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas. O papel dos pais, que servem de modelo aos filhos, é fundamental para o desenvolvimento dessas competências.

“O desenvolvimento das competências socioemocionais é um processo contínuo e permanente, que começa no nascimento do indivíduo, se estende por toda a vida e acontece em diferentes espaços: em casa, na escola, no território.  A articulação entre esses diferentes contextos com ampliação e diversificação de interações significativas são chave para o desenvolvimento emocional, social, cultural e cognitivo dos estudantes.  Esta aproximação entre família e escola pode acontecer de diferentes formas, nas reuniões e eventos promovidos pela instituição, nas conversas e troca de experiências entre professores e familiares e até mesmo nas conversas entre familiares e estudantes sobre as aprendizagens”, finaliza a psicopedagoga Carolina Briso, gerente de projetos do Instituto Natura, mãe do Sebastião.

Bett Educar 

Carolina Cury, psicóloga e filha de Augusto Cury, explicou pra gente tudo sobre o projeto Escola da Inteligência durante a nossa visita a Feira Congresso Bett Educar que rolou entre os dias 8 e 11 de maio, deste ano, na São Paulo Expo Imigrantes.

A ideia deles é trabalhar a educação socioemocional nas crianças, que ensina a lidar com as emoções e com o outro. “Nossas emoções variam demais e são intensas, trabalhar o que sentimos é importante porque nos ajuda a escolher melhor”, explica. O projeto funciona assim: a partir da adesão da escola, cada faixa-etária é trabalhada de uma maneira diferente. A metodologia foi desenvolvida por especialistas pensando em cada fase da criança. Dá uma olhada no nosso live:

Leia também:

5 passos para estimular a inteligência emocional do seu filho

Você sabia que educação emocional virou matéria escolar?

Estudo revela: as mães estão se preocupando cada vez mais com o caráter dos filhos

Tags: ComportamentoCriançaDesenvolvimentoEducaçãoFamíliaNotícias
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
George e Charlotte são pajens de mais um casamento real

George e Charlotte são pajens de mais um casamento real

Se não brincar, não cresce! Por que o momento lúdico para o desenvolvimento infantil
Universidade de Pais

A Primeira Infância é para a Vida Toda: o que a ciência revela e por que precisamos agir

Por Dr. Wimer Bottura Junior
20 de setembro de 2025
0

Por Ana Luisa Meirelles e Dr. Wimer Bottura Júnior Imagine: nos primeiros seis anos de vida, o cérebro forma conexões...

Leia maisDetails
Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

19 de setembro de 2025
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.