
Na última quinta-feira (07) o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e a ONG Criança Segura, uma organização dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos, realizou uma blitz nas ruas de São Paulo para fiscalizar e orientar os pais sobre a legislação e o transporte de crianças nos veículos.
Nessas últimas semanas, a volta às aulas de 2019 começou e os pais precisam redobrara a atenção no transito na hora de levar os filhos para a escola. Só em 2016, 1.292 meninas e meninos morreram em acidentes de trânsito no país. Desse total, 469 casos ocorreram quando as crianças estavam dentro do carro.
Não adianta usar bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação se não for da maneira correta. Não usar ou usar de forma errada é um principais fatores de risco no trânsito em todo o mundo, segundo a OMS. Se forem instalados da maneira certa, reduzem em até 71% a chance de morte de uma criança se houver colisão.

Segundo gerente executiva da Criança Segura, Gabriela Guida de Freitas, filha de Silvia e Rui, essas ações são importantes para fiscalizar e reduzir o número de mortes e lesões. “[…] É essencial que pais, familiares, cuidadores, professores e até mesmo os agentes de fiscalização atuem em conjunto para garantir mais segurança para os pequenos.”
A Gabriela já participou da coluna Sempre Alerta da nossa revista e já fez uma live especial no Facebook sobre os cuidados que os pais devem ter com acidentes domésticos durantes as férias de julho! Ela disse que os acidentes podem acontecer nos lugares onde você menos imagina! Venha conferir!
Leia também:
De olho no seu filho: acidentes domésticos aumentam 25% durante as férias
Segurança: saiba como manter seu filho longe de acidentes ao andar de bicicleta
85% dos acidentes com animais nas ruas ocorrem com cachorros