Eu voltei ao Brasil, depois de 20 dias de turnê europeia levando a Disciplina do Equilíbrio para 5 países (Itália, Suíça, Reino Unido, Alemanha e Portugal) e cheguei a uma conclusão: a gente não é muito criativo para ter problemas!
As crianças inglesas, portuguesas, as criadas na Alemanha, na Suíça ou na Itália também têm crises de birra e temperamento forte ou se tornam apáticas e sem vida se forem muito reprimidas. Todo o mundo (literalmente) precisa de equilíbrio!
Para mim, a maior prova disso foi a palestra que fiz para pais e professores ingleses. Eu não tinha clareza se o meu compartilhar faria sentido para as famílias e escolas do Reino Unido mas, mesmo assim, fui apresentando nossa metodologia, a Disciplina do Equilíbrio, que é ideal para lidar com crianças desafiadoras até que a diretora me perguntou: “e o que fazer com aquela criança que não tem mais brilho nos olhos?”

Percebi então que no Brasil temos mais comportamentos desafiadores, e no Reino Unido eles são tão comportados que alguns até perdem a vontade de agir. Mas para todos os casos a resposta é sempre a mesma: seguir o interesse da criança e oferecer-lhe atividades que tragam a concentração até que o equilíbrio natural dela seja alcançado. Esse é o processo que Maria, a Montessori, chamou de normalização e que é o objetivo da Disciplina do Equilíbrio.
Eu não sei como estão as coisas na sua família. Não sei se você percebe sua criança agitada demais ou apática. Se você se encontra estressado ou sobrecarregado. Se você mesmo é quem já perdeu o brilho nos olhos… O que sei é que, não importa como você está agora, é possível ficar melhor! Vamos juntos?