Coluna

Festa de 1 ano é para os pais, sim!

(Foto: Getty Images)

Publicado em 15/05/2024, às 11h34 por Eliezer


Compartilhe:


“Não deixe que uma história de amor fracassada atrapalhe a sua”: é assim que vou começar minha coluna deste mês. Na verdade já tinha escrito sobre “por que o homem não sabe cuidar”, mas como ainda estou mergulhado nas sensações e emoções da festa de 1 ano da minha filha, queria aproveitar esse momento e propor uma reflexão para todos nós.

Não tem muito tempo que essa expressão que iniciei esse texto viralizou e virou uma trend dos casais nas redes sociais. Trouxe ela pra cá porque ao longo desse 1 ano que a Lua nasceu, escutamos tantas coisas do tipo “mas pra que fazer uma viagem dessas? Ela nem vai lembrar”, “pra que fazer festa? Ela não vai nem saber que é pra ela”.

Festa de 1 ano da Lua teve comemoração de 3 dias em resort (Foto: reprodução/Instagram)

 

Acredito que independentemente de sermos anônimos ou famosos, todos nós, pais e mães, escutamos isso ou até mesmo falamos isso, o que na minha opinião, é uma grande bobagem. Por exemplo, a minha memória mais antiga é de quando eu tinha por volta dos 10 anos de idade jogando Sonic no Mega Drive (videogame da época). Isso significa que meus pais por 10 anos não iriam viver nada comigo? Só porque eu de fato não lembraria?

Entende como soa egoísta e injusto com todos? Porque por mais que não lembremos de tudo o que vivemos na infância Já é comprovado cientificamente que as memórias, mesmo escondidas, estão dentro de nós.

É muito importante a fase da primeira infância, é nela que construímos os valores que levamos pra vida, é nela que desenvolvemos laços que não podem ser desfeitos com nossos pais e irmãos, então qual o sentido de privar nossos filhos e nós mesmos dessas oportunidades de construir algo com eles e para eles?

Concordo que a Lua HOJE não vai entender que tudo que fizemos até aqui, seja pra ela ou por ela, mas já já, ela vai ter o discernimento e, ao entender e ver tudo, vai se sentir amada, acolhida, aceita, vai saber que tem pais que fazem de tudo por ela, vai sentir confiança, segurança...

Então não deixe que as vivências frustradas ou infelizes dos outros (ou até mesmo a sua) atrapalhem a sua história com sua família. Não é porque fomos criados de um jeito que temos que criar nossos filhos desse mesmo jeito. Nossos pais e avós são de outra vivência e que bom que o mundo evolui e nós temos que nos permitir evoluir com ele e não ficar preso a essas “amarras” que nos disseram há muito tempo que eram corretas.

E pra finalizar preciso dizer que “festa de 1 ano do bebê é para os pais TAMBÉM!”. É um troféu de “conseguimos”, “a criança tá viva”, “vencemos todas as dificuldades e desafios que a gente achou que nunca ia acabar”. Só nós, pais e mães, sabemos o que passamos dentro de casa, das noites sem dormir, os choros, o desespero de não saber o que fazer, o medo, enfim... São tantas emoções, como diz Roberto Carlos, que merecemos, sim, viver isso! Então não meça esforços e recursos para fazer para o seu filho e pra você o melhor dentro das suas condições. É isso, até a próxima coluna.

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Eliezer festa de 1 ano Festa de 1 ano da Lua