O bairro do Limoeiro, da Turma da Mônica, parece ter saído dos sonhos de uma criança, não é mesmo?
Mas você sabia que esse cenário cheio de telhados coloridos e muita natureza foi baseado em um local de verdade?
O criador Mauricio de Sousa, que completou 90 anos na segunda-feira (27), revelou que o lugar que inspirou o Limoeiro é o Cambuí, em Campinas (SP).
A seguir, você confere mais informações sobre o tema, de acordo com matéria publicada no G1.
Um lugar tranquilo

Nos anos 1970, Mauricio morava com a família em Campinas, no próprio Cambuí. Naquela época, o bairro ainda era bem sereno, com grande presença de árvores e poucas construções.
“Campinas era então mais tranquila e os prédios ficavam mais para o horizonte. O que gostei foi ver que havia muitas árvores frutíferas e arbustos nas ruas, logo imaginei que gostaria de ver meus personagens brincando naquelas ruas tranquilas e seguras”, relata o artista.
Brincar fora das telas
Mesmo com a modernização do Cambuí nas últimas décadas, Mauricio ainda mantém aquele cenário calmo nos quadrinhos da Turma da Mônica. Segundo o autor, ele representa um jeito mais livre e feliz de viver a infância.
“Procuro manter este cenário até hoje em minhas historinhas para mostrar às crianças que viver feliz não é só se fechar em casa jogando videogames. A vida é muito mais. Veja que nossos personagens também não ficam colados em celulares. Preferem conversar e brincar ao vivo e em cores”, explica.
Inspiração familiar
Mauricio nasceu em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel (SP), e sempre foi apaixonado por arte e desenho.
Ele é pai de dez filhos, incluindo Mônica, Magali, Mauro e Marina. Assim, dentro da própria casa, ele encontrou a inspiração de que precisava para começar a criar as HQs da Turma da Mônica
Dos rascunhos ao fenômeno
A trajetória de Mauricio no desenho começou com a criação do personagem Capitão Picolé, mas ele nunca fez parte da Turma da Mônica. Porém, em 1959, veio Bidu, que todos conhecem como o cão azul dos gibis.
Alguns anos depois, houve o lançamento da primeira revista da Mônica, em 1970. Ela se tornou um sucesso imediatamente e, desde então, conquistou o mundo! Já são mais de 1 bilhão de revistas publicadas em mais de 30 países, segundo a Academia Paulista de Letras.
O legado
Fora das HQs, Mauricio se dedica a projetos sociais e educativos por meio do Instituto Cultural Mauricio de Sousa.
Além disso, é impossível falar do legado do autor sem mencionar o impacto que a Turma da Mônica teve e ainda tem na alfabetização de crianças e na transmissão de valores como amizade e respeito.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Filmes infantis que estreiam nos cinemas em 2026
- Guerreiras do K-pop anunciam primeiro show: saiba como assistir








