Atualmente, ser famoso na internet é o sonho de muitas crianças. Talvez você já tenha até ouvido seu filho dizer que quer ser influencer. Esse é um desejo extremamente comum, mas que vem com uma série de fardos que os menores ainda não entendem muito bem.
Esse é o tema de Salve Rosa, filme com a atriz Klara Castanho que estreou nos cinemas no dia 23 de outubro. O longa conta com direção de Susanna Lira e fala justamente o momento em que a exposição na internet deixa de ser brincadeira.
A seguir, você confere mais informações sobre a produção, de acordo com uma matéria publicada no portal Terra.
Como surgiu a ideia?
Salve Rosa nasceu a partir de uma inquietação da produtora Mara Lobão em relação às mudanças provocadas pelas redes sociais durante a infância.
Afinal, ela percebeu que muitas crianças se tornam marcas antes mesmo de entenderem quem são e o que fazem no mundo. Essa observação foi o ponto de partida para a construção da trama.
Qual é a narrativa?
No filme, acompanhamos a história da protagonista Rosa, interpretada por Klara Castanho. Ela é uma influencer de 13 anos que cresce sob a pressão de performar na internet e carregar as expectativas de todos à sua volta.
Além dela, uma das personagens mais importantes é a mãe de Rosa, Dora. Ela é interpretada por Karine Teles e apresenta um retrato muito reconhecível hoje em dia — o da mãe que quer o melhor para a filha, mas acaba se rendendo ao medo do fracasso.
Dessa forma, a produção mostra que o desejo pode passar na frente do amor e se transformar em um terceiro fator: o controle. Isso gera um questionamento importante. Até que ponto vai o incentivo dos pais aos filhos influencers e quando isso vira pressão?
Um retrato da realidade
Para fazer um filme fiel à realidade, a equipe de produção mergulhou fundo em pesquisas sobre influenciadores mirins e descobriu o padrão preocupante da adultização precoce.
Assim, as crianças que deveriam explorar o mundo começam a se importar mais com curtidas e comentários em suas postagens. Como consequência, elas perdem o direito de errar e de se conhecerem no próprio tempo.
Para os adultos refletirem
A história de Salve Rosa é uma oportunidade de reflexão para os pais que têm boas intenções, mas acabam presos em suas próprias armadilhas emocionais diante do sucesso na internet.
Susanna também ressalta que o trabalho de atuação foi fundamental para apresentar essa contradição ao público, dizendo: “Karine entende que a mãe de Rosa também é vítima de um sistema que empurra todos para o espetáculo“.
O impacto do filme
Premiado no Festival do Rio, Salve Rosa é um filme que levanta mais perguntas do que respostas.
A diretora conta que sua expectativa é de que as pessoas saiam com um certo grau de desconforto do cinema, pensando em seus próprios hábitos: “Se isso acontecer, o filme terá cumprido seu papel”, finaliza.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Dicas para seu filho desconectar das telas
- Halloween: “A Casa Monstro” e outros filmes perfeitos para as crianças curtirem









