A gente vive em um mundo no qual a tecnologia faz parte da vida desde muito cedo. Por isso mesmo, equilibrar o on-line e o off-line para o seu filho pode ser um desafio e tanto.
Pensando nisso, a Turma da Mônica Jovem lança a HQ Desconectados?, que incentiva as crianças a refletirem sobre o uso da tecnologia e perceberem como existem experiências valiosas para além dela.
O gibi foi desenvolvido pela MSP Estúdios, em parceria com a Redes Cordiais e o YouTube. O lançamento acontece no dia 29 de outubro, às 10h30, na Gibiteca Henfil, em São Paulo. A história em quadrinhos estará disponível nas versões física e digital.
Logo abaixo, você acompanha mais informações, segundo matéria publicada na CNN Brasil.
Encontrando o equilíbrio
O objetivo da HQ é mostrar ao público infantil que é possível usar a tecnologia de forma inteligente, mas sem deixar de viver os momentos reais.
Então, a história se passa na escola, incentivando uma relação mais saudável com os aparelhos eletrônicos, especialmente nesse ambiente.
Além disso, o lançamento faz parte da Semana Brasileira de Educação Midiática, uma das iniciativas da MIL Week. Esse é um evento mundial da UNESCO voltado à alfabetização midiática.
Reflexão pela leitura
Em Desconectados?, a turma se depara com uma surpresa quando descobre que os celulares não serão permitidos em uma excursão de escola.
No começo, todos resistem à notícia. Afinal, quem consegue ficar longe do celular hoje em dia?
Mas, ao longo da narrativa da HQ, os personagens entendem a importância das experiências off-line, aprendendo que a conexão entre as pessoas é mais importante do que a dos dispositivos tecnológicos.
O caminho é o diálogo
A proposta é abrir caminhos para uma conversa saudável sobre o uso das telas, em vez de apostar na proibição.
“Queremos incentivar escolhas conscientes e saudáveis, que promovam a leitura crítica do contexto em que vivemos e a reflexão sobre o que é ser um cidadão digital atuante e responsável”, explica Januária Cristina Alves, coordenadora do Pequenos Cordiais, núcleo do Redes Cordiais voltado ao público infantojuvenil.
Como forma de aproximação com as crianças, haverá a entrega da HQ antes do lançamento oficial para os alunos da EMEF Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo.
Logo após, ela chegará a outras escolas públicas e privadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
O que diz a MSP Estúdios?
Para a MSP Estúdios, essa é uma forma de aproximar as crianças de uma discussão relevante.
“Nossos personagens da Turma da Mônica Jovem emprestam seu carisma para um desafio importante, que é estimular a leitura em tempos de intensa conexão digital”, afirma a diretora executiva da MSP Estúdios, Marina Sousa.
O apoio do YouTube
A HQ tem parceria com o YouTube, que reforça seu papel nas ações de alfabetização tecnológica.
“Integrado à nossa abordagem responsável no ecossistema, o YouTube apoia diversas iniciativas de educação midiática. Essa atuação reflete a nossa preocupação constante em incentivar o uso equilibrado das telas por crianças e adolescentes”, informa a gerente de parcerias do YouTube para conteúdos infantojuvenis, Luana Nazareth.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- 3 filmes infantis que estão entre as maiores bilheterias do cinema em 2025
- Frozen 3: atriz que dá voz à Ana revela detalhes sobre a produção









