Você sabe qual é o momento ideal para ajudar seu filho a gostar de aprender e a desenvolver hábitos que favoreçam os estudos? A resposta pode surpreender você: desde sua vida como bebê. Para que seu filho aprenda qualquer novo conteúdo, ele recorre, de forma inconsciente, às memórias que tem armazenadas em seu cérebro.

Quando a criança não encontra na memória uma referência em que possa se basear, acaba enfrentando desafios na aprendizagem. Falando de forma simples, para que seu filho goste de aprender, ele precisa ter fatos e procedimentos armazenados em sua memória de longo prazo. Isso tornará cada novo aprendizado uma deliciosa aventura de descoberta.
Vamos então a algumas estratégias simples, porém eficazes, para ajudar seu filho a criar oportunidades de enriquecimento da Memória de Longo Prazo.
- Visita a lugares diferentes da rotina diária da família: se você mora em uma área mais urbana, um passeio no campo vai fazer um efeito enriquecedor na memória de seu filho. Se mora no campo, um passeio na praia tem o mesmo efeito. O simples fato de ver e explorar ambientes e paisagens diferentes daquela em que ele vive tem um poder imenso.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

- O momento das compras: essa é a dica mais simples, já que não requer que você programe nada fora de sua rotina, porém a que mais encontra resistência por parte dos pais. Ir ao supermercado, à feira, ao açougue pode ser uma experiência tão enriquecedora quanto ir à escola. Nada prepara melhor uma criança para o aprendizado do que participar de forma ativa no dia a dia da família. Ajudar a pegar os produtos na prateleira, organizar o carrinho ou carregar um pacote de algodão para auxiliar nas compras tem um impacto enorme na formação de memórias, pois simultaneamente cria memórias de fatos e de procedimentos. Pode ser que nas primeiras vezes isso seja um desafio para os pais, mas vale cada minuto de investimento. Isso tem um efeito altamente positivo e duradouro também na autoestima – o que forma um ciclo virtuoso que culmina no bom desempenho escolar.
- O trajeto até o parque, médico, casa da avó: despertar em seus filhos o interesse por explorar a paisagem através da janela do carro ou ônibus é altamente enriquecedor. Mesmo em cidades maiores, em que o tráfego é grande e há congestionamento, os momentos dentro do carro são preciosos tesouros que acabam sendo desperdiçados. Aproveite para conversar sobre as placas, letreiros, lugares e pessoas que estão ao redor. Proponha desafios, do tipo quem encontra primeiro uma cor, uma letra, um número. Além de muita leveza e diversão, vocês vão ganhar também com o vínculo fortalecido para a vida!