Cada vez mais novos índices apontam para a parceria entre Família e Escola como um dos principais recursos para lidarmos com tantos desafios enfrentados pela Educação. Vamos então aos resultados publicados mais recentemente em relação aos benefícios que a parceria entre família e escola traz para os estudantes, desde a primeira infância:
- O envolvimento da família está associado à redução das taxas de evasão e aumento nos índices de graduação no ensino superior. Sim, o envolvimento da família durante o ensino básico aumenta as chances de o aluno estudar até concluir o ensino superior.
- O envolvimento da família leva a um melhor desempenho acadêmico do aluno. Mais de 40 estudos comprovaram que há uma relação direta entre participação da família e desempenho acadêmico. Entre as formas mais eficazes de impacto no desempenho do aluno estão a expectativa positiva dos pais ou responsáveis e a ajuda da família para que o aluno consiga fazer a conexão entre o que está aprendendo na escola e os desafios do mundo real.
- O envolvimento da família reduz o absenteísmo. Estudos comprovaram que a comunicação eficaz da escola com as famílias e o oferecimento de workshops e palestras ajudaram a reduzir as faltas ocasionais e aquelas que já tinham se tornado crônicas para alguns estudantes. Além disso, escolas que possuem um programa de envolvimento das famílias estruturado e consistente apresentam taxas mais altas de frequência dos alunos nas aulas.
- O envolvimento da família estimula os alunos a terem uma atitude mais positiva em relação ao processo de aprendizagem formal. Pesquisas revelaram que alunos cujas famílias participam do dia a dia do filho em casa e na escola têm níveis mais altos de motivação para os estudos e maior capacidade de atenção, além de maior perseverança para enfrentar desafios de aprendizagem. Um estudo mostrou que estudantes de famílias com acesso a programas de suporte para ajudar os filhos em casa, na hora da lição, no período de provas e no desenvolvimento de competências apresentam maior consciência sobre a importância dos estudos do que aqueles estudantes cujas famílias não têm acesso a programa algum de apoio para parceria com a escola.
- O envolvimento da família gera melhor desenvolvimento de habilidades de convívio social e reduz a incidência de comportamentos agressivos. Estudos mostraram que intervenções feitas pela família em parceria com a escola resultaram na redução de ansiedade e agressividade e melhora nos níveis de autoestima dos alunos.
A parceria entre Família e Escola vale cada minuto do nosso tempo e toda energia que precisarmos usar, afinal saímos todos ganhando, especialmente, nossas crianças.