O que o chat GPT tem a dizer sobre educação financeira? Fui pesquisar e pedi para ele escrever uma coluna baseada nos meus textos para a Pais&Filhos. E não é que o GPT se saiu com 5 boas ideias de como os pais podem ensinar aos filhos sobre o valor do dinheiro. Gostei, dei uma editada no texto porque estava meio sem graça e aqui vai.

1. Ensine os filhos a planejar seus gastos: fale com os pequenos sobre a importância de fazer um planejamento econômico, definindo prioridades e estabelecendo um orçamento mensal.
- Na prática: peça para seu filho fazer uma lista das coisas em que quer gastar sua mesada: lanche na escola, figurinha, um brinquedinho…. Oriente que ele precisa dividir o que ganha entre essas coisas, pensando quanto gastar em cada uma.
2. Explique a diferença entre necessidade e desejo: é importante distinguir o que elas precisam e o que elas querem, mostrando que nem tudo o que desejam é uma necessidade.
- Na prática: a menina encasquetou que “precisa” de uma boneca como a da amiga. Ensine para ela que precisar ela precisa de comida para ter energia, de roupa para se vestir, de remédio caso fique doente… A boneca é um desejo, não uma necessidade.
3. Mostre a importância de economizar: sugira para sua filha poupar um pouco de cada dinheiro que ganha, tanto da mesada quanto de um presente de aniversário. Conte que você também faz o mesmo e que essas economias podem ser a solução quando surge um desejo por algo que queira comprar.
- Na prática: dê para ela um cofrinho ou abra uma conta poupança. De tempos em tempos contem juntos o valor guardado, salientando como aumentou. E instrua que essa quantia poderá ser usada para um objetivo futuro, ou em uma emergência.

4. Ajude a fazer escolhas financeiras inteligentes: seu filho precisa aprender sobre as diferentes opções disponíveis para gastar dinheiro e a partir desse conhecimento tomar decisões financeiras inteligentes.
- Na prática: se o menino quer comprar um novo videogame, precisa saber pesquisar as opções disponíveis, comparar preços e ler avaliações antes de tomar uma decisão. Ajude-o a refletir qual o melhor modelo, considerando o custo benefício.
5. Por fim, lembre seu filho sobre a importância da doação: quantos brinquedos foram esquecidos? Quantas roupas deixadas de lado? Aproveite para explicar às crianças a importância de dar objetos que não são mais utilizados. Eles ainda podem ter serventia.
- Na prática: se no aniversário o seu príncipe foi premiado com muitos presentes, sugira que ele doe alguns para uma instituição de caridade, ou melhor ainda, faça com que ele entregue o brinquedo para uma criança carente. Ao ver a alegria nos olhos de outra criança, ele não vai esquecer. É uma sensação gratificante.
Essas foram algumas das sugestões de como colocar em prática esses 5 itens. Mas você pode adaptar do jeito que fique mais com a cara e estilo da sua família. Inclusive que reflitam o seu orçamento — e, principalmente, o do seu filho.