Quando você pensa em fotografias antigas, você naturalmente pensa nas imagens pretas e brancas, mas, acredite, a fotografia colorida existe há muito mais tempo do que você imagina.
Antes de 1907, se você quisesse uma fotografia colorida teria que usar corantes e pigmentos diferentes, mas dois irmãos franceses chamados Auguste e Louis Lumière mudaram tudo isso com um processo de mudança que eles chamado de Lumière Autochrome.
Usando grãos tingidos de fécula de batata e emulsão sensível à luz, eles foram capazes de produzir fotos com cores sem a necessidade de colorização adicional. Apesar de ser difícil de fabricar e também um pouco caro, o processo foi muito popular entre os fotógrafos amadores e um dos primeiros livros de foto colorida do mundo foi publicado usando a técnica.
Os irmãos revolucionaram o mundo da fotografia colorida até a Kodak levar as coisas para um novo patamar com a invenção do filme Kodachrome em 1935, uma alternativa mais leve e conveniente que rapidamente tornou o Autochrome Lumière fora de moda.
A Kodachrome também foi ultrapassada pela ascensão da fotografia digital, que agora é de longe a maneira mais popular de tirar fotos, mas os avanços modernos na tecnologia fotográfica não seriam possíveis sem o trabalho duro dos primeiros pioneiros como Auguste e Louis Lumière.
Dá uma olhada nessas fotos coloridas impressionantes tiradas na virada do século 20 que usaram a técnica:
Leia também:
14 lindas fotos de aniversário com o tema “Alice no País das Maravilhas”
8 fotos que provam como Isis Valverde está linda na gravidez
25 fotos que mostram a reação de pais ao verem a filha de noiva pela primeira vez