Família

5 hábitos que vão prolongar sua vida em mais de 10 anos, segundo Harvard

(Foto: Freepik)

Publicado em 23/08/2024, às 11h08 por Vitória Souza


Compartilhe:


Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, produziram estudos para identificar hábitos que possam prolongar a vida das pessoas em pelo menos uma década. 

Após os cientistas analisarem cerca de 123 mil pessoas e observar como alguns fatores de estilo de vida poderiam evitar a mortalidade, eles definiram estes como os principais hábitos para prolongar a vida:

1. Ter uma dieta saudável

O principal pilar da longevidade é ter uma alimentação balanceada, ou seja, evitar os alimentos ultraprocessados e açúcares refinados, como o refrigerante, salgadinho, bolacha recheada, macarrão instantâneo e outros. Uma dieta rica em fibras, grãos integrais, frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis é essencial, pois o consumo desses alimentos podem reduzir o risco de doenças crônicas, como as diabetes, doenças cardíacas e câncer. 

2. Manter o controle de peso

Outro ponto importante para ter uma vida prolongada é manter um peso saudável, com um baixo índice de massa corporal (18,5 a 24,9kg/cm²). Tendo esse controle da sua composição corporal, você pode reduzir as chances de adquirir doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. 

De acordo com os pesquisadores de Harvard, o índice de massa corporal (IMC) pode ser uma medida útil para saber se o seu peso está dentro da medida saudável. Os estudos também indicaram que um IMC entre 18,5 e 24,9 é associado a menor mortalidade, por isso, é considerado o ideal.

3. Praticar exercícios físicos regularmente

Um dos pilares mais importantes para manter hábitos saudáveis e prolongar a vida é a atividade física regular, sendo indicado que façam pelo menos 30 minutos de exercício moderado a intenso por dia.

É recomendado fazer pelo menos 30 minutos de exercício moderado a intenso por dia (Foto: Freepik)

 

As atividades podem variar das corridas, caminhadas, natação, ciclismo ou qualquer outra atividade que trabalhe a frequência cardíaca. Os exercícios ajudam a manter o controle de peso, melhoram a saúde mental e fortalecem o sistema cardiovascular.

4. Não fumar

De maneira geral, o tabagismo costuma trazer inúmeros problemas de saúde, sejam eles alergias ou doenças pulmonares, podem levar a pessoa à morte. Evitar o contato com o tabaco pode te trazer inúmeros benefícios no dia a dia, já que o tabagismo é uma das principais causas de morte mais evitáveis no mundo. 

Não fumar ou parar de fumar reduz radicalmente o risco de derrames, doenças pulmonares e cardíacas, além de diversos tipos de câncer.

5. Consumo de álcool com moderação

Uma taça de vinho, uma cerveja ou até mesmo um daqueles drinks diferenciados sempre é bem vindo, porém, o consumo excessivo de álcool pode ser extremamente prejudicial à saúde. Isso porque ele é associado a uma série de problemas, incluindo doenças hepáticas, problemas cardiovasculares e maior risco de câncer.

Os estudos de Harvard definiram como consumo moderado até uma dose por dia para mulheres e duas para homens, o que pode ser equivalente a uma taça de vinho de 148 ml por dia para mulheres e o dobro para o sexo oposto.

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

Virginia Fonseca mostra como está barriga após 10 dias do nascimento de José Leonardo

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA 

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"


Palavras-chave
atividade física alimentação saudável hábitos saudáveis harvard prolongar a vida