Boca da noite – Cristino Wapichana e Graça Lima | Editora Zit
Muito além da denominação genérica de “índios”, os primeiros moradores do Brasil eram divididos em vários povos, um diferente do outro. Esse livro conta a história de Kupai, um menino muito curioso do povo Wapichana. Um dia, após ver o sol se pôr, ele descobre que existe uma boca pertencente à noite. Sem saber de quem seria essa boca ou como o dono dela se pareceria, Kupai inicia sua aventura para desvendar esse mistério, transportando o leitor para a realidade dos povos indígenas.
A história da terra 100 palavras – Gilles Eduar e Maria Guimarães | Companhia das Letrinhas
Pensa em um livro extremamente colorido, cheio de desenhos e que, de quebra, ensina um assunto complicado de maneira leve e fácil, com direito a glossário e tudo. Ele é uma ótima opção para quem tem sede de aprendizado e tem curiosidade de saber sobre o planeta Terra e quem o habitava muito antes do ser humano surgir. Se você estava procurando um livro para presentear aquela criança curiosa, já achou!
O espaço – Blandina Franco e José Carlos Lollo | Editora V&R
Quantos significados a palavra “espaço” pode ter? Segundo o dicionário, mais de vinte! E é assim que esse livro brinca com as inúmeras possibilidades de interpretações, usando ilustrações cheias de cor e texto simples. A cada página, os autores nos conquistam e nos levam na aventura desse universo cheio de versões.
Mais duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Ruth Rocha e Mariana Massarani | Editora Salamandra
Ilustrado de cabo a rabo com desenhos supercoloridos e cheios de personalidade, para completar, o texto ainda é rimado. O livro nos ensina sobre coisas que podem nos deixar muito felizes, mesmo não sendo lá de grande importância – aquelas coisas à toa que mais arrancam sorrisos.
Menina Amarrotada – Aline Abreu | Editora Jujuba
Aline Abreu, escritora e ilustradora brasileira – um supermotivo para acompanhar o trabalho dela – conta, através de desenhos fortes em preto e branco, a história de uma menina que morava com o pai, até que um dia ele precisa viajar para longe. Apesar de fugir dos convencionais finais “felizes para sempre”, o livro apresenta questões importantes de serem discutidas com as crianças de forma leve e cheia de poesia. Ainda mostra que, mesmo com os altos e baixos que fazem parte da vida, ela é boa e merece ser vivida de maneira feliz.
Leia também:
5 livros (superlegais) para você ensinar educação financeira ao seu filho
5 livros supercoloridos e desenhados para ler junto com seu filho
8 livros que são sucesso de vendas para ler com seu filho