Família

9 sintomas que precedem o burnout e merecem atenção

(Foto: Getty Images)

Publicado em 24/08/2024, às 13h56 por Yulia Serra


Compartilhe:


O burnout tem se tornado cada vez mais uma preocupação. Isso porque essa condição se traduz em um extremo esgotamento físico e mental, que leva a outras complicações de saúde. A causa mais frequente da condição se dá pela pressão e carga excessiva de trabalho. Porém, você sabia que antes de atingir esse estado alarmante, o corpo dá outros sinais?

Esse momento que podemos entender como o "pré-burnout" foi denominado burnon e é fundamental estar atenta aos sintomas desse estágio tanto para começar a tratar a condição precocemente quanto evitar o surgimento do burnout de fato. Enquanto o burnout seria o esgotamento máximo de energia, o burnon se dá por uma mistura de sensações.

Entenda o burnon: sintomas que vem antes do burnout - (Foto: Getty Images)

 

Principais Sintomas do Burnon

Esses primeiros sintomas geralmente vem seguidos de duas atitudes muito comuns quando também falamos de burnout, que são a dificuldade em relaxar e se desligar (principalmente do trabalho) e um compromisso exagerado com o trabalho. Por isso, se você se identifica com essas características, pode ser um bom momento para buscar ajuda de um especialista o quanto antes.

Principais Sintomas do Burnout

Como já citado, o burnon seria um estágio anterior ao esgotamento máximo (o burnout), que quando já dá os primeiros sinais é fundamental estar atenta. Mas caso a situação só seja percebida em um burnout, se torna ainda mais essencial o tratamento. Confira os sintomas para ficar alerta e não hesite em procurar ajuda!

Como tratar o Burnout?

Buscar ajuda especializada ao perceber sintomas de burnout é essencial para preservar a saúde mental, física e emocional. Quando os sinais de burnout são ignorados, eles podem se intensificar e provocar consequências mais graves, como depressão, ansiedade e até problemas físicos, como doenças cardíacas. A intervenção precoce de um profissional de saúde, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ajudar a identificar o problema, fornecer estratégias para lidar com o estresse e evitar que a situação se agrave.

Além disso, o tratamento especializado pode envolver terapia, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicação. Essas intervenções são fundamentais para restaurar o equilíbrio e a qualidade de vida, permitindo que a pessoa recupere a energia e o bem-estar necessários para suas atividades diárias.

Dá para prevenir o Burnout?

Sim, e o Ministério da Saúde listou essas formas, confira:

Mais lidas

Família

Filhos gêmeos de Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima provam que a beleza é de família

Família

Dona de mansão de R$5,7 milhões e viagens luxuosas: saiba quem é mãe de Marina Ruy Barbosa

Família

Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar

Família

Frente fria e pancadas de chuvas irão atingir todo o Brasil nesta semana

Família

Ex-modelo húngara conta que alguém próximo de Neymar está impedindo o reconhecimento da 4ª filha

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Família

Modelo húngara fala sobre resultado do teste de DNA de suposta filha de Neymar: "Nunca mentiria"

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"


Palavras-chave
burnout sintomas de burnout sinais de burnout