Família

A empresa pode ser uma rede de apoio para as Mães? No McDonald’s sim!

(Foto: Divulgação)

Publicado em 29/05/2024, às 14h41 por Redação Pais&Filhos


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Para encerrar o mês das mães, o McDonald’s reuniu um super time para a segunda edição do debate Maternidade Plural. Durante uma hora, a cantora Aline Wirley e as especialistas Gabriela Cacicedo e Eliana Audi, conversaram com a comunicadora Mariana Augusto sobre a importância do autocuidado materno, do desprendimento da comparação e culpa, assim como o papel das empresas no acolhimento e valorização destas mulheres após o nascimento dos filhos.

Aline começou afirmando que ser mãe não era um desejo desde que se entende por gente, mas que veio junto da relação com Igor Rickli: “Quando eu conheci ele, me bateu essa vontade de ser mãe. Mas demorou para o Antônio vir. Ele só chegou em 2014. Rompendo tudo, fazendo uma bagunça na vida. A maternidade é um processo e eu amo ser mãe e nesse caminho, ter uma rede de apoio foi fundamental para continuar exercendo a maternidade, sem esquecer do lado mulher e profissional. Eu sou uma artista independente. Eu tenho um parceiro maravilhoso e eu tive a minha mãe que saiu da cidadezinha dela e foi pro Rio pra ficar comigo. Eu não sei nem como agradecer. Se não fosse ela, eu não sei como teria sido. Minha mãe foi essencial”, completou.

Aline Wirley foi uma das convidadas do podcast Maternidade Plural - (Foto: Divulgação)

 

Ditando o tom da conversa, a Dra. Eliiane ressalta que “Sem saúde mental não há saúde. E a transição da gestação para a maternidade vai exigir, como toda mudança, um enfrentamento de uma desestabilização, porque você tem aí uma travessia de desafios totalmente novos. Nesta jornada, à medida em que eu consigo ser mais eu, mais identificada com os meus valores, entendendo que a referência tem que ser eu mesma, superando a crítica e condenação, mais conectada à realidade, melhor estou para mim e para desempenhar esse papel”.

Nesse contexto, o apoio e acolhimento da empresa vem para somar e empoderar essa mãe para explorar toda a sua potência. “A empresa que educa para entender a realidade daquela mãe faz diferença. Na medida em que as pessoas entendem essa jornada, que é cheia de desafios, se abre um horizonte e esse espaço de acolhimento”, completa.

A Arcos Dorados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil, acredita que esse apoio e acolhimento deve existir no mercado de trabalho. Gabriela dá mais detalhes sobre as iniciativas da companhia para aplicar esse conceito na prática: “Nosso cuidado é com toda a família. Dentro da plataforma Conexa oferecemos terapia online para todos os funcionários, e o McAmigo, nessa mesma estrutura, inclui suporte médico com mais de 27 especialistas tanto para o funcionário quanto para seus dependentes. Quando tratamos especificamente da maternindade, contamos com o Laços Dourados,  um programa de apoio à gestação, seja ela funcionária nossa ou dependente, acompanhando ao longo dos 9 meses, com contatos mensais ou quinzenais (dependendo do grau de risco da gestação), trazendo informação, direcionamento e acolhimento. Já o Passinhos Dourados tem como foco o primeiro ano de vida dessa criança, com acompanhamento durante esses 12 meses também oferecendo informação, direcionamento e acolhimento em relação à vacinação, amamentação, introdução alimentar e muito mais”, explica Gabriela.

Cerca de 8 mil colaboradoras gestantes e dependentes já participaram e foram monitoradas pelo projeto Laços Dourados, disponível desde 2016, e mais de 1.200 bebês já foram acompanhados pelo projeto Passinhos Dourados, disponível desde 2021. Além dos benefícios já comprovados em estudos para mãe e filho destes acompanhamentos, Gabriela, mãe de duas meninas, afirma: “Eu sou o próprio exemplo. Eu tenho uma bebê de nove meses e eu fui promovida no meu retorno de licença-maternidade e a minha primeira promoção foi na minha primeira gestação, há 6 anos. Quando eu olho esse tipo de movimento da companhia, fica claro que eles respeitam minha decisão, e minha decisão foi ter um filho. Você se sente muito valorizada e replica isso”.

Mariana, que também sentiu essa valorização dentro da empresa, pontua que a Arcos Dorados tem como premissa máxima um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo, e acrescenta: “Nós duas somos mães e exercemos cargos de liderança. E eu sei do meu papel e do exemplo que eu posso ser pra outras mulheres que estão passando pela mesma situação. E é importante tanto a companhia, quanto o seu time e as pessoas do ambiente de trabalho também terem esse olhar. Hoje minha filha tem 4 anos e estar aqui também é um movimento de poder compartilhar e falar ‘está tudo bem, a gente pode ser mãe, a gente pode ser profissional, a gente está numa companhia que respeita’ e que seja cada vez mais assim”.

 

Com os programas de rede de apoio às famílias, a Arcos Dorados atingiu números animadores. Em 2023, 51% das promoções a cargos de liderança foram conquistados por mulheres e das promoções em geral 61% foram femininas, sendo que as mulheres negras representam 39% do total de promoções no mesmo ano. Essas e outras iniciativas podem ser acompanhadas pelo perfil @nossacooltura no Instagram.

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