Um feito pela Universidade Católica de Lovanio, na Bélgica, com 2 mil pais e mães concluiu que 13% deles sofriam sinais típicos do esgotamento do trabalho, com abatimento, incompetência e cansaço. A pesquisa foi publicada na revista científica Frontiers in Psycology e conduzida pela psicóloga Isabelle Roskam, que explica que os pais se sentem exaustos, principalmente, porque estão mais sozinhos no cuidados com os filhos.
A psicóloga argentina Laura Gutman, que palestrou no nosso 3º Seminário Internacional Mãe também é gente, também fala sobre esse assunto.“Hoje em dia, é mais difícil ter filhos do que no passado porque antes nossas mães e avós eram mais reconhecidas socialmente. Agora, parece que só temos reconhecimento se trabalhamos fora”, afirma.
Laura também fala sobre a importância de ter companhia no pós parto. “Não estamos preparadas para criar filhos sozinhas. Por isso, é importante que as mulheres se juntem. Temos que ter um homem ao lado que pergunte para que precisamos hoje e não conteste nossas decisões, por mais que não concordem”, orienta Laura.
Leia também:
8 fotos de família engraçadas (e absolutamente reais)