Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reifecção por coronavírus. A paciente tem 37 anos e é profissional de saúde e trabalha no Rio Grande do Norte e na Paraíba. A mulher apresentou um quadro de síndrome gripal (dor de cabeça, dor abdominal e coriza) em 17 de junho deste ano e foi coletado amostra para teste RT-PCR na Paraíba três dias depois. O resultado foi positivo para o novo coronavírus.

Segundo a UOL, a confirmação da reifecção foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por sequenciamento genético, que identificou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus. O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, data em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN.
Testes
A primeira infecção dela aconteceu em junho. Após apresentar um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza) no dia 17, a paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho. A profissional da saúde, no entanto, voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. O resultado do teste foi positivo e ela se recuperou após período de isolamento recomendado.
De acordo com a Sesap, existem outros cinco casos que estão em investigação. A pasta informou que conta com um protocolo para investigação de possíveis casos de reinfecção desde o dia 20 de outubro.