Família

Alerta laranja: tempo seco deixa estados com clima de deserto e risco de incêndios

Publicado em 05/09/2024, às 11h20 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo de baixa umidade e clima seco em 15 estados diferentes e o Distrito Federal.

Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia serão afetados.

A umidade relativa do ar não deve passar dos 20% nesses locais, com risco de incêndios florestais e também à saúde da população.

De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.

Entre as dicas, o Inmet orienta a ingestão de mais líquido e evitar atividades físicas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante aumentar o uso de hidratante de pele e umidificar os ambientes.

Alerta laranja em Belo Horizonte

Belo Horizonte está enfrentando um alerta laranja de baixa umidade do ar há seis dias, com níveis esperados em torno de 15% na tarde desta terça-feira (3), conforme informado pela Defesa Civil do município.

Uma densa nuvem de fumaça tem coberto grande parte da cidade e sua região metropolitana. O índice atual é considerado crítico e está relacionado ao prolongado período de estiagem (veja mais detalhes abaixo). Belo Horizonte já contabiliza 136 dias sem chuva.

Além da onda de calor, a capital mineira e outros municípios do estado têm enfrentado uma série de incêndios em áreas de vegetação. Somente no último domingo (1), cidades da Grande BH registraram pelo menos cinco incêndios em menos de 12 horas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para BH e outras regiões de Minas Gerais é de temperaturas elevadas e índices críticos de umidade ao longo do mês.

Entenda os alertas

De acordo com o Inmet, há três tipos de alertas para baixa umidade do ar:

  • Alerta Amarelo (perigo potencial): umidade entre 30% e 20%;
  • Alerta Laranja (perigo): umidade entre 20% e 12%;
  • Alerta Vermelho (grande perigo): umidade abaixo de 12%.

Em entrevista ao g1, a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explica que setembro é tipicamente um mês seco, marcando o fim do inverno e o início da primavera. As chuvas esparsas costumam ocorrer apenas a partir da segunda quinzena, mas logo cessam, dando lugar a uma nova onda de calor.

(Foto: Freepik)
Clima seco e temperaturas altas: estados enfrentam alerta laranja

"Esses índices críticos estão associados à estação seca, ou seja, ao longo período sem chuva que estamos. Sentimos isso na qualidade do ar. Essa névoa que estamos vendo na cidade é uma combinação de fatores: poeira, poluição e a fumaça das queimadas", afirmou Fernandes.

Como refrescar o quarto no calor: veja dicas para dormir melhor com temperaturas altas

As temperaturas subiram em várias regiões do Brasil. Em meio ao calor e o tempo seco, a hora de dormir se torna uma missão mais difícil. A solução mais rápida é o uso do ar-condicionado, mas nem todas as famílias podem contar com o aparelho.

Além disso, especialistas alertam que o ar-condicionado nem sempre é a melhor alternativa, já que ele deixa o ar mais seco ao retirar a umidade, o que facilita a circulação de vírus que podem causar doenças respiratórias. Então, como refrescar o quarto e amenizar a temperatura na hora de dormir? Separamos algumas dicas:

Ventilação estratégica

Manter o fluxo de ar é fundamental. Durante a noite, aproveite a brisa mais fresca abrindo janelas e portas para promover a circulação do ar. Colocar ventiladores próximos às janelas para puxar o ar fresco de fora também pode ser uma boa estratégia.

Tecidos respiráveis

Opte por roupas de cama e pijamas feitos de tecidos leves e respiráveis, como algodão e linho. Esses materiais permitem a ventilação e absorvem a umidade, ajudando a manter o corpo fresco durante a noite.

Posicionamento da cama

Mantenha a cama afastada de fontes de calor, como tomadas, lâmpadas ou aparelhos eletrônicos. Isso ajuda a evitar que o calor acumulado nessas áreas afete a qualidade do sono. 

Refresque-se antes de dormir

Um banho em temperatura ambiente antes de ir para a cama pode ajudar a reduzir a temperatura corporal, proporcionando uma sensação de frescor e conforto para dormir.


Mais lidas

(Foto: Freepick)

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Lore Improta faz desabafo de críticas sobre maternidade - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Juliana Alves e Yolanda - Reprodução/ Instagram

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Junno é o namorado de Xuxa Meneghel - Reprodução / Instagram @junnoandrade

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA 

(Foto: Reprodução/Youtube)

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai