Alexandre Nardoni pode sofrer uma mudança significativa na pena. Após cumprir desde 2008 na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, conhecida como P2, em Tremembé, interior Paulista, ele deverá passar para o regime aberto a partir de 6 de abril.
Contudo, para receber esse “benefício”, não basta ter cumprido dois quintos da pena. Ele, que foi condenado a mais de 30 anos pela morte da filha, Isabella, terá que ser submetido ao exame criminológico e o teste de Rorschach.

Esse teste busca compreender como a pessoa lida com o crime que cometeu e consiste em dez pranchas, sendo oito com manchas abstratas pretas e duas com desenhos coloridos para que o preso indique o que enxerga em cada um.
As informações são da coluna True Crime, do O Globo. O próprio autor do texto, o especialista no assunto Ullisses Campbell explica que muitos detentos tem receio de passar pelo teste, pois ele é capaz de apontar traços violentos e desenhos assassinos dos mesmos.
Alexandre Nardoni vai para regime aberto
Alexandre Nardoni deverá passar para o regime aberto a partir de 6 de abril. A decisão para essa progressão se deu após Nardoni pedir redução da pena que cumpria, fundamentado em dias trabalhados e na leitura de um livro enquanto esteve na prisão. A juíza Marcia Beringhs Domingues de Castro, da 2ª Vara das Execuções Criminais, da Comarca de Taubaté, acatou o pedido em setembro de 2023.