Richarlison não chama atenção só dentro das quadras de futebol, ele também é engajado com pautas ambientais. Meses antes de ir para o Catar jogar na Copa do Mundo 2022, Richarlison adotou uma onça-pintada no Pantanal de Mato Grosso do Sul. No encontro, o centroavante da Seleção Brasileira decidiu chamar o felino como “Acerola”.
O camisa 9 esteve no Pantanal para uma ação publicitária do lançamento da camisa oficial do Brasil de 2022, que traz manchas da pelagem das onças-pintadas. Logo ele visitou o Onçafari, uma Organização Não Governamental (ONG), que atua na conservação de onças-pintadas, e ofereceu também uma safári para avistamentos dos felinos no Pantanal.
“Olha lá a onça! Estou aqui no Pantanal, no Onçafari. Vim saber um pouco sobre as onças. Fiquei muito encantado e feliz pelo que vi aqui. Então, resolvi adotar uma onça”, comentou Richarlison durante o vídeo.
Segundo informações do portal G1, Richarlison colocou o nome na Onça de ‘’Acerola’’, por conta do filme brasileiro “Cidade dos Homens”, em que o personagem interpretado por Douglas Silva é chamado de “Acerola”.No fim da outra gravação, o jogador pediu à população que ajudasse a natureza. “Estou muito feliz por este momento, espero que vocês também ajudem a natureza”, disse.
Onçafari é uma ONG que atua com Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas. Richarlison participou da experiência Ecoturismo da Organização. A ONG tem como objetivo habituar animais, como a onça-pintada e o lobo-guará, à presença de veículos.