No mês passado, dia 29 de março, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exigiu a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e uso dos produtos do estoque da marca Fugini. O forte da marca é o ramo alimentício, sendo vários tipos de molhos (desde molho de tomate até de maioneses e mostardas) e conservas vegetais, as principais fabricações.

A decisão do órgão surgiu depois da realização da inspeção sanitária feita pelo órgão, com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP). Acontece que durante a análise, foram encontradas falhas graves em relação as ‘Boas Práticas de Fabricação’, um parâmetro de qualidade da Anvisa. Essas práticas são ligadas a higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, fora o controle de pragas, rastreabilidade e outros mais.
Porém, agora, a empresa Fugini foi autorizada pela própria Anvisa, a voltar a comercializar produtos alimentícios que tenham sido feitos após o dia 29, exceto aqueles com componentes alergênicos. Segundo a agência, ela apresentou a documentação necessária e fez reestruturações na sede da companhia para reiniciar a fabricação de produtos.
“Manter a suspensão de fabricação apenas para produtos que contenham os principais alimentos que causam alergias alimentares ou aqueles que sejam derivados desses, e manter a suspensão de distribuição, comercialização e uso dos produtos acabados em estoque da empresa fabricados até o dia 27/03/2023, e também das polpas de tomate fabricadas ou adquiridas até essa data”, diz o texto da Anvisa.
ASMR com som de nostalgia
Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças