O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve nesta terça-feira, 5 de setembro, a anulação do tribunal do júri, que condenou os quatro acusados pelo incêndio da Boate Kiss entre 18 a 22 anos de prisão, deixando 242 mortos.
Em 2021 os quatro chegaram a ser condenados pelo ocorrido em 2013, porém, a decisão foi anulada em agosto de 2022 pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por falhas técnicas na realização do júri. Entretanto, em junho deste ano, a decisão voltou a ser analisada.
Hoje, por 4 votos a 1, a condenação dos dois ex-sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, e do vocalista e produtor musical, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha, permanecem anuladas.
Após 10 anos do incêndio na Boate Kiss, famíliares das vítimas seguem na luta por justiça
Há 10 anos atrás o país lidava com o acidente por fogo mais trágico da sua história. Tudo aconteceu em uma boate famosa da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O incêndio ocorreu após durante o show da banda Gurizada Fandangueira, o vocalista do grupo, Marcelo de Jesus dos Santos, fazer o uso de um sinalizador inapropriado para o ambiente. Foram 242 vítimas e outros 636 feridos que tiveram suas trajetórias marcadas ou finalizadas pelas negligência do local.
Após a morte de inúmeros jovens, os pais seguem até hoje buscando justiça pelos seus filhos que faleceram. Um mês depois do ocorrido, o procurador-geral recebeu a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), com um abaixo-assinado com mais de 28 mil assinaturas pedindo apoio do Ministério Público. Até hoje as famílias buscam Justiça.

Em 28 de janeiro de 2013, foi decretada a prisão temporária dos sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, e dos integrantes da banda, Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Porém, oito meses depois das condenações, o julgamento foi anulado. Os pais das vítimas seguem fazendo homenagens e continuam na luta de fazerem justiça pelas vidas de seus filhos que foram tiradas no dia 27 de janeiro de 2013.