Annie Dennison viu-se perdida em 2016 quando, vulnerável pelo diagnóstico de câncer de mama, estava muito fraca para sair na rua e tirar fotos, como gostava de fazer. Por isso, decidiu usar bonecas Barbie e muita criatividade para montar um estúdio em casa.
As bonecas representam mulheres que sofreram e sofrem com a doença e muitas aparecem sem cabelo e com marcas de mastectomia — cicatrizes que mulheres com câncer de mama carregam em seus corpos.
Annie, então, criou um Instagram chamada Barbies Losing It para divulgar seu trabalho para o mundo e muitas mulheres sentiram-se representadas pelo projeto. Cada foto é a reprodução de uma cena, como a sala de espera do médico, e cada uma recebe um nome significativo, que pode ser tanto um sentimento quanto um sintoma físico, decorrentes do câncer de mama, como Sra. Fique Calma e Aguarde o Exame, Sra. Seja Forte Consigo Mesma e Sra. Muito Amor Para Dar.
“Alguns nomes eu escolho para trazer mais humor para o câncer, porque é, normalmente, uma experiência muito séria e terrível. Outros, escolho porque quero homenagear histórias que pessoas dividiram comigo sobre suas histórias com a doença. E há ainda aqueles que coloquei para expressar como eu me senti depois de ter câncer”, disse Annie, em entrevista à Purepeople.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Annie Dennison (@barbieslosingit) em 4 de Jun, 2018 às 4:12 PDT
O projeto tem 2 anos e a artista toma um cuidado especial com cada boneca e montagem. “Cortar o cabelo leva alguns minutos, tornar uma completamente careca pode levar 20 a 25 minutos. Queimar ou derreter um peitoral de uma Barbie (ou Ken) para criar a aparência de uma cicatriz de mastectomia pode levar cerca de uma hora”. Para finalizar, ela usa softwares de edição para colocar tatuagens e outros detalhes, podendo levar de 5 minutos à meia hora.
Desde o início do projeto ela já customizou 50 bonecas e começou a receber encomendas de mulheres pedindo para serem representadas nas Barbies. “Recebo muito retorno de pessoas que uma Barbie em especial do projeto a tocou de forma única. E isso é muito especial. Pessoas e instituições já me procuraram para personalizar uma Barbie e eu tenho uma lista longa de solicitações”.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Annie Dennison (@barbieslosingit) em 23 de Ago, 2018 às 3:52 PDT
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Annie Dennison (@barbieslosingit) em 8 de Fev, 2018 às 10:14 PST
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Annie Dennison (@barbieslosingit) em 2 de Out, 2017 às 5:03 PDT
Leia também:
Artista cria linha de bonecas com vitiligo para crianças amarem suas peles
Quatro amigas recriam foto juntas depois de vencerem o câncer