Dia de olhar para cima! Um asteroide do tamanho de um ônibus irá passar – muito – próximo à terra na noite desta quinta-feira, 26 de janeiro, ficando cerca de 3.600km de distância da superfície terrestre. Acredite se quiser, mas essa ‘distância’ é mais próxima que alguns satélites.
A proximidade do asteroide com o extremo sul da américa do sul, será por volta das 21h27 – 21h30 desta noite, segundo a BBC. A passagem da rocha espacial está sendo considerada como ‘rente’, ainda mais por ser um asteroide de um tamanho significativo. Isso comprova que existem corpos espaciais que necessitam ser detectados.
O nome do corpo rochoso é 2023 BU e isto porque ele só foi captado no final de semana passado, por um astrônomo amador, Genadiy Borisv, que trabalha m Nauchnyi, na Crimeia, isto é, a península que a Rússia tomou da Ucrânia em 2014.

Segundo a BBC, os astrônomos estão confiantes que o corpo rochoso não irá atingir o planeta, mesmo que ele entre no arco que os satélites de telecomunicação que estão mais próximos a terra. Esses satélites ficam há 36 mil quilômetros acima superfície da terra.
Felizmente, mesmo que o 2023 BU tivesse na rota de colisão direta com a terra, iria ser difícil causar danos. O asteroide conta com 3,5m a 8,5m de diâmetro e ela provavelmente se desintegraria na atmosfera. Já, os cientistas da Nasa dissem que a órbita do 2023 BU será modificada após a passagem pela terra.
Veja o comunicado da Nasa:
“Antes de encontrar a Terra, a órbita do asteroide ao redor do Sol era praticamente circular, o que corresponde aproximadamente à órbita da Terra, levando 359 dias para completar sua órbita ao redor do Sol. Após o encontro, a órbita do asteroide será mais alongada, movendo-se para mais ou menos o meio do caminho entre as órbitas da Terra e de Marte em seu ponto mais distante do Sol. O asteroide vai completar então uma órbita a cada 425 dias”.
A newly discovered asteroid, named 2023 BU, is expected to make one of the closet approaches by a near-Earth object ever recorded. Thanks to diligent teams of #planetarydefense experts, we know It poses zero risk to Earth.
Learn why: https://t.co/MBLpHqb7h7 pic.twitter.com/j9McEGrOVm
— NASA Asteroid Watch (@AsteroidWatch) January 25, 2023