Família

Augusto Akio, medalhista brasileiro no skate park, inicou a carreira por incentivo do pai

(Foto: Reprodução/Instagram)

Publicado em 07/08/2024, às 13h11 por Malu Lopes


Compartilhe:


Augusto Akio, conhecido como Japinha, é um dos principais talentos da nova geração do skate brasileiro e conquistou bronze na modalidade skate park nas Olímpiadas de Paris, nesta quarta-feira, 7 de agosto.

Augusto Akio ganhou bronze nas Olímpiadas de Paris, no skate park (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Com apenas 22 anos, o curitibano já se destaca por suas conquistas, incluindo a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023 e a posição de melhor brasileiro no ranking mundial do ciclo olímpico, ocupando o sexto lugar.

Nascido em Curitiba, Japinha iniciou sua trajetória no skate aos 7 anos de idade. A paixão pelo esporte foi incentivada pela família, especialmente pelo pai, Altamiro Alves dos Santos, que sempre esteve presente nas primeiras competições e viagens do filho. Altamiro percebeu cedo que o skate ajudava seu filho introvertido a se socializar e fazer amigos.

 "O primeiro skate dele foi da Casa China, porque a gente nunca imaginou que ele fosse dar certo no skate, e de repente o skate é a vida dele, é o que ele mais ama fazer na vida. A gente é feliz porque ele faz o que gosta. É um R$ 1,99, você chega lá e compra o mais baratinho, porque você não bota muita fé. Ele tinha sete anos",  contou a mãe do skatista, Silvana Takahashi para a Globo.

O reconhecimento de Japinha no cenário internacional também é notável. Antes mesmo de completar 20 anos, ele participou do campeonato Vert Attack em Malmo, na Suécia, onde conheceu skatistas russos e foi convidado para treinar a seleção russa de skate vertical. Apesar de ter enviado seu currículo, desistiu da ideia devido ao longo processo necessário para se naturalizar russo.

Depois do esporte, a principal atividade de Akio é o malabares, arte praticada por ele há quatro anos. É comum ver o paranaense equilibrando pinos e bolinhas entre uma competição e outra. Ele conheceu a prática quando ficou impossibilitado de andar de skate após machucar o quadril. Na mesma época, havia trancado a faculdade de Educação Física nos Estados Unidos.

 

Apesar das oportunidades e do sucesso competitivo, Japinha mantém um apego ao lado mais autêntico do skate. Ele expressa preocupação com a possível transformação da prática em algo puramente competitivo após a inclusão do skate nas Olimpíadas. A absorção da modalidade pela World Skate, uma federação inicialmente dedicada a esportes sobre patins, tem gerado divergências entre skatistas e a instituição.

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA 

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira


Palavras-chave
skate olímpiadas Olímpiadas Paris 2024 Skate Park Japinha Augusto Akio