Família

Avião envolvido em acidente aéreo em São Paulo passou por manutenção após "dano estrutural"

(Foto; Reprodução/ SSP-SP)

Publicado em 12/08/2024, às 10h51 por Vitória Souza


Compartilhe:


Os problemas começaram em 11 de março deste ano. Um relatório exibido pelo programa Fantástico, da TV Globo, revelou que houve um "contato anormal" da aeronave com a pista durante o pouso, em um voo que partiu de Recife com destino a Salvador. De acordo com o sistema de manutenção da empresa, a cauda do avião teria se chocado com a pista, resultando em um "dano estrutural" significativo.

Que vídeo desesperador! Impossível não pensar nas pessoas que perderam suas vidas nesse acidente em Vinhedo. 😥pic.twitter.com/yvyxIlfNhG

— Bryanna Nasck (@BryannaNasck) August 9, 2024


A aeronave permaneceu estacionada em Salvador por 17 dias, até 28 de março. Após esse período, foi enviada para consertos na oficina da Voepass em Ribeirão Preto (SP). O avião, prefixo PS-VPB, voltou a voar apenas no dia 9 de julho.

Durante o primeiro voo após os reparos, que foi de Ribeirão Preto para Guarulhos, ocorreu uma despressurização, conforme apurado pelo Fantástico. Devido ao problema, a aeronave retornou à oficina em Ribeirão Preto sem passageiros e ficou mais quatro dias parada para novos reparos.

Avião que caiu em Vinhedo levava 62 pessoas a bordo - (Foto: reprodução/Redes Sociais)

 

Finalmente, no dia 13 de julho, a aeronave retomou seus voos comerciais. A jornalista Daniela Arbex relatou nas redes sociais que voou na quinta-feira, 8 de agosto na mesma aeronave que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta sexta-feira, 9 de agosto. Ela compartilhou sua indignação e coincidência nas redes sociais.

Arbex publicou vídeos mostrando passageiros passando mal devido ao calor excessivo dentro da aeronave sem ar condicionado. Um passageiro chegou a tirar a camisa por causa do desconforto. A jornalista expressou sua frustração: "Fiquei muito indignada porque pela terceira vez a aeronave da companhia [Voepass] apresentava problemas."

Voepass fez manutenções após danos estruturais no avião que caiu em Vinhedo (Foto: Reprodução)

 

O Fantástico questionou a Voepass sobre as manutenções realizadas antes do acidente. A companhia informou que os detalhes da investigação são restritos à Aeronáutica e outras autoridades competentes. Segundo a Voepass, a aeronave estava apta para voo e sem restrições operacionais.

O avião modelo ATR-72 saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). Em nota ao UOL, a Voepass declarou: "A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação."

Fabricado em 2010, o avião possuía certificados válidos de matrícula e aeronavegabilidade, conforme informações fornecidas pela Anac.

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA 

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira


Palavras-chave
vítimas acidente aéreo voepass vinhedo manutenção