Na última quinta-feira, 19 de agosto, uma avó, de 53 anos, deu à luz própria neta por meio de uma fertilização in vitro. A mãe diz que realizou o sonho da filha após a jovem de 29 anos descobrir que não poderia gerar um bebê. Elas só haviam visto o procedimento antes na televisão.
“Mãe, você faria isso por mim se um dia eu precisasse?”, perguntou Ingrid Carlsem. “Claro que sim!”, respondeu a mãe, Rosicléia. “Então estamos conversadas, se um dia eu necessitar já sabemos como proceder”, lembrou a técnica de enfermagem, à assessoria de imprensa da Prefeitura de Florianópolis.
Algum tempo depois, ela descobriu uma embolia pulmonar e uma trombose venosa profunda. Mesmo após superar as doenças a gravidez era contraindicada. Neste momento, surgiu a ideia da fertilização in vitro com Rosicléia como barriga solidária.
Mãe e filha conseguiram conquistar o dinheiro com uma vaquinha nas redes sociais – no entanto, receberam muitas críticas. “Achei que seríamos abraçadas por todo mundo, e não fomos, vieram críticas que eu não esperava, e não foram poucas”, conta ela.

“O gesto da minha mãe foi de grandeza, de uma mulher nobre, talvez mesmo eu tentando mencionar ou descrever em palavras, jamais conseguirei especifica o quão valiosa ela é para mim”, completa Ingrid, que carregou a filha saudável nos braços.