A boneca Barbie, da Mattel, ganha uma nova versão, dessa vez para homenagear a empreendedora, filantrópica e ativista Madam C.J. Walker. Walker ficou conhecida como a primeira mulher a se tornar uma milionária nos Estados Unidos com sua linha de produtos para cabelos.

A boneca, da linha Barbie Inspiring Women, foi desenvolvida com a ajuda da jornalista A’Lelia Bundles, tataraneta e biógrafa de Walker, que pensou em todos os detalhes, roupas brilhantes em roxo e turquesa que, segundo Bundles, eram as cores preferidas da homenageada. Além disso, ela está vestida com uma blusa florida e carrega alguns frascos que representam seus produtos.
“Eu era muito próxima da Madam C.J. Walker antes do projeto. Ela estava na minha lista de desejos para incluir na série Inspiring Women. Ela criou oportunidades para ela e para outras mulheres negras, se tornando uma mulher inspiradora”, afirma Carlyle Nuera, designer da Mattel que lidera o projeto.
Carlyle explicou que quis captá-la em um momento da vida em que estava vendendo seus produtos para crescimento de cabelo, como se estivesse prestes a fazer uma demonstração na casa de alguém ou apresentá-lo publicamente.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Você sabia?
C.J. Walker revolucionou o mercado de beleza ao lançar uma linha de cosméticos voltada especificamente para cabelos crespos , em 1914. Os produtos eram direcionados para mulheres negras que, na época, sofriam com diversas doenças capilares – incluindo a própria C.J. Walker.
Ela nasceu em 1867 em uma plantação de algodão onde os pais, que foram escravizados até 1863 (ano em que a escravidão foi abolida nos Estados Unidos), trabalhavam. Seu nome de batismo era Sara Breedlove. Ao longo da vida, ela trabalhou como lavadeira por anos, conhecimentos que foram transferidos para o próprio negócio.
Devido ao seu pioneirismo, Walker se tornou a primeira milionária self made nos Estados Unidos. Em 2020, ela a Netflix lançou um seriado que conta a história da empreendedora “A Vida e a História de Madam C.J. Walker”.