Família

Bebês que receberam vacina contra a covid-19 por engano recebem alta

reprodução / Getty Images

Publicado em 11/12/2021, às 14h58 - Atualizado às 15h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Os dois bebês que receberam por engano doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 receberam alta do hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) após ficarem cerca de 10 dias internados. Na tarde deste sábado, dia 11 de dezembro, a menina de 2 meses de idade foi liberada do hospital após ter enfrentado complicações de saúde ao longo da semana. Já o outro, um menino de 4 meses, pode ir para casa ontem, na sexta-feira do dia 10 de dezembro.

Bebês recebem recebe vacina da covid-19 por engano (Foto: reprodução / Getty Images)

O caso aconteceu em Sorocaba, no interior de São Paulo, onde as crianças tiveram uma forte reação. Elas deveriam ter recebido pentavalente, contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b – indicada para crianças desta faixa etária. A menina teve convulsão, e passará por exames para descobrirem a causa da crise. Já o bebê de 4 meses precisou fazer uso de antibióticos via cateter. Ambas as famílias estão recebendo suporte psicológico e serviço social do hospital.

Relembre o caso

A técnica de enfermagem que confundiu as doses por serem parecidas na embalagem, foi afastada da sala de procedimentos injetáveis até a apuração e verificação das medidas que serão tomadas. A Secretaria da Saúde informou que também entrou em contato com o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo, o Ministério da Saúde e a fabricante da vacina, que relataram casos semelhantes ocorridos em outros locais, com sintoma de febre apresentado.

Hospital do Gpaci em Sorocaba em São Paulo (Foto: Divulgação)

A recomendação baseada em outros casos que ocorreram, é de que as crianças fiquem em observação por 15 dias. Os bebês conseguiram tomar leite normalmente, e não precisaram ser medicados, apenas receberam soro. Os bebês passarão por um teste de sorologia e, em seguida, receberão a dose correta da pentavalente.

As mães dos dois bebês relataram o momento de desespero que viveram quando receberam a notícia do erro. Ana Cláudia Mugnos Riello contou que, horas após a vacinação, a filha teve febre e parou de tomar leite. “O secretário de Saúde chegou e falou: ‘olha, mãe, três crianças foram vacinadas com a penta aqui ontem. Duas delas receberam a da Covid. Nós não temos como saber quais destas crianças foram as que receberam’. Pediram desculpa, só que é uma vida. E se matasse a minha filha?”, contou.

Para Kathillyn Monteiro da Silva, o susto foi ainda maior. Ela estava em casa quando recebeu a visita do secretário municipal de Saúde. O filho dela, de quatro meses, deveria ter recebido o reforço da vacina pentavalente, mas também foi aplicado o imunizante da Pfizer. “Como uma pessoa pode dar uma coisa errada para uma criança? É um neném ainda. Chorei muito, porque se acontece algo com meu filho?”, diz.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Bebê vacina coronavírus covid-19 polêmica primeira a receber vacina covid19 calendário de vacinação