Família

Boa ação! Jovem conserta celulares usados e doa para crianças sem acesso às aulas online

reprodução Instagram

Publicado em 22/05/2021, às 10h30 - Atualizado às 10h46 por Helena Leite


Compartilhe:


Muitas crianças estão enfrentando dificuldades durante as aulas online por não terem os aparelhos necessários para conseguir acompanhar o ensino. Vendo essa realidade, um jovem chileno de 17 anos decidiu criar uma iniciativa para ajudar essas crianças. O garoto fez a si mesmo a seguinte pergunta: o que podemos fazer com nossos celulares antigos, que não usamos mais? A partir daí decidiu pegar alguns aparelhos velhos para tentar consertá-los. O resultado foi uma grande oficina que doa celulares para crianças que não tem recursos para acompanhar as aulas online.

Jovem conserta celulares usados e doa para crianças sem acesso às aulas online (Foto: reprodução Instagram)

Tiberio Malaiu está no último ano do ensino médio e está usando toda a energia extra que tem para o projeto que ele mesmo criou, chamado Collecting Dust (‘Coletando Poeira’, em tradução livre). A ideia para a iniciativa veio depois que ele participou de oficinas para alunos sem acesso a tecnologias, como celular e internet. Ao ver essa realidade, diferente da dele, o jovem decidiu fazer algo para ajudar e desenvolveu o projeto. “Percebi que havia uma grande carência tecnológica e que muitos não conseguiam se conectar, porque não tinham acesso à internet ou ao celular”, contou Tiberio ao jornal local UPSCL.

A ideia começou apenas com ele e aos poucos foi crescendo. Hoje,  Tiberio conta com um grupo de oito pessoas, entre amigos e desconhecidos que se ofereceram para ajudar. Mas tudo isso só foi possível graças a ajuda de tantas pessoas. “Tive muito apoio da minha família”, ressaltou ele.

Atualmente Tiberio e a equipe recebem celulares toda semana. A única exigência deles  é que os aparelhos consigam rodar aplicativos que os estudantes precisam para as aulas, como o Google Classroom, Zoom, Google Meet, WhatsApp etc. Na primeira vez que fez a doação, Tiberio quem entrou em contato com uma escola oferecendo a ajuda. Hoje, as escolas que vão atrás dele, sabendo da iniciativa. O objetivo dele é ajudar o maior número de pessoas o possível e já deixou claro: não pretende parar com o fim da pandemia.

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Comportamento Família Educação Criança Tecnologia boa ação celular aulas online