Vinho tinto pode ajudar no combate das cáries e doenças nas gengivas. Isso mesmo! É o que diz um estudo realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha, em Madri. Segundo a pesquisa, beber vinho tinto pode proteger os dentes ao combater bactérias que causam cáries e doenças nas gengivas.
Os antioxidantes presentes no vinho impedem de forma significativa que as bactérias que causam placa bacteriana, cáries e doenças periodontais grudem nas gengivas. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de cremes dentais e enxaguantes bucais, que contenham tais antioxidantes.
“Nós testamos concentrações na faixa de 50 a 10 micrograma por mililitro. Trabalhando com células que modelam o tecido gengival , descobrimos que os dois polifenóis do vinho, geralmente eram melhores que os extratos totais da bebida ao reduzir a capacidade da bactéria de se fixar nas células”, explicou a autora do estudo Victoria Moreno-Arribas, conforme publicado pelo jornal britânico Daily Mail.
Mais benefícios
Além dos benefícios sugeridos para a saúde bucal, não são poucas as pesquisas que associam o vinho a outros ganhos para a saúde. Um dos estudos mais recentes, realizado pela Universidade de Rochester, sugere que beber duas taças de vinho por dia teria a capacidade de remover resíduos do cérebro, que estão associados à demência. Nos dois casos, entretanto, as pesquisas não são conclusivas. Dessa forma, antes de tornar a bebida um hábito, vale consultar o médico.
Por Gladys Magalhães
Leia mais:
Mãe também é gente! 5 sinais de que sua autoestima não vai bem
Mãe também é gente: Brasileiras cuidam da aparência só 15 dias por ano