A gente já sabe que o plástico leva 200 anos para se decompor. Pensando nisso e em todos os problemas que objetos feitos desse material podem causar para o meio ambiente, a iniciativa de eliminar o uso de canudos em estabelecimentos já está rolando por todo o mundo, como no Rio de Janeiro e em algumas unidades do Mc Donalds.
Agora é a vez da Starbucks. A rede norte-americana de cafeterias prometeu eliminar o uso de canudos plásticos de suas lojas até o ano de 2020. Quem anunciou a novidade foi a própria empresa, que dará opções alternativas como canudos feitos de papel. Essa ação poupará por ano cerca de 1 bilhão de canudos plásticos em cada estabelecimento da empresa.
A decisão não poderia ter vindo em momento melhor! “A gente viu isso como uma maneira de sair da discussão sobre que tipo de plástico é bom, conseguindo diminuir o uso de canudo”, afirmou Colleen Chapman, vice-presidente da área de Impacto Social Global da Starbucks.
Além disso, a Starbucks também está cobrando cinco centavos de libra esterlina por cada copo descartável utilizado em suas lojas do Reino Unido. A medida vale até o dia 26 deste mês e tem como objetivo incentivar os clientes a usarem copos reutilizáveis.
Leia também
O planeta agradece! Canudos de plástico são proibidos no Rio de Janeiro
Chega de plástico: empresa cria sacola de mandioca que se dissolve em água morna
Ponto pra eles: McDonald’s vai eliminar os canudinhos plásticos de suas lojas