No dia 23 de fevereiro de 2020, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, em Santa Catarina, recebeu uma ocorrência diferentona: salvar o boneco de Sérgio da Silva, de 49 anos de idade. Segundo ele próprio, o boneco ‘tomava um banho de Sol’ quando de repente caiu do terceiro andar do prédio onde mora.
Foi por volta das 22 horas quando os bombeiros José Custódio Farias, Pedro Fleith, Heveraldo Barbosa dos Santos e Valdecir Preusser foram até o centro de Joinville para ajudar o homem, diagnosticado com deficiência intelectual, causada por falta de oxigenação no cérebro durante o parto. Para ver este conteúdo, clique aqui.
Sérgio ganhou de presente da família o boneco Nico. “Ele tem roupinhas e troca todos os dias. O Sérgio leva o boneco para escovar os dentes quando escova os dele e comemora o aniversário do Nico junto com o dele. Ele fica com o Nico o tempo todo, menos quando vai para as aulas na Apae. Daí, ele avisa para o boneco ficar bonzinho e tirar um cochilo enquanto ele está fora”, disse Solange da Silva, irmã do homem.
Nico caiu da sacada e foi parar em cima do telhado da garagem do prédio, como a família não conseguiria resgatar o boneco eles optaram recorrer ao serviço do Corpo de Bombeiros.
“Tentamos pinçá-lo, pensamos em outras ideias, mas nada dava certo. Foi no improviso, não tinha outro jeito de fazer”, contou José Custódio, que ajudou a jogar um laço no telhado que prendeu o boneco e o içou em seguida.
Depois que Nico foi salvo, Sérgio voltou a se acalmar. No dia seguinte, os bombeiros visitaram o homem, que afirmou deixaria o boneco longe das janelas.