
De acordo com um balanço realizado pelas secretarias estaduais de Saúde nesta quinta-feira, 2 de abril, o Brasil ainda está à espera do resultado de 23,6 mil testes de pacientes com suspeita do novo coronavírus.
Em relação ao número de casos do país, os exames correspondem a 3,4 vezes mais do que o total de pessoas contaminadas, indicando que a realidade pode ser ainda diferente da que se vive. Até às 07h40 de hoje, 6,9 mil pessoas enfrentam a doença no país.
A partir de informações do G1, as Secretarias de Saúde de todos os Estados e do Distrito Federal foram questionadas sobre a quantidades de testes que ainda serão avaliados. Destes, apenas nove responderam: Acre, com 68; Alagoas, 100; Ceará, 1.840; Espírito Santo, 674; Minas Gerais, 3.856; Paraíba, 100; Pernambuco, 0; Rio Grande do Norte, 1.000; e São Paulo, 16.000.
Coronavírus: como prevenir sua família

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China. Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- lavar as mãos com frequência, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!