Publicado em 24/02/2022, às 12h40 - Atualizado às 12h43 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo
Horas após o presidente russo Vladimir Putin autorizar uma invasão na Ucrânia, milhares de famílias começaram a tentar deixar o país.
Uma dessas famílias é a da brasileira Luciana Cosin Uzhyk, de 37 anos, mãe de Nicollas e Andrey, que mora em Atibaia, interior de São Paulo.
“Sou casada com um ucraniano, Anton Uzhyk, e moramos no Brasil. Meus sogros, Iryna Uzhyk e Sergey Uzhyk, moram em Kharkiv, que fica a 30 quilômetros da fronteira da Ucrânia com a Rússia. Conversamos com eles por volta das 10h45 e minha sogra relatou barulho de bombas e de ataques”, conta Luciana.
Na capital da Ucrânia, Kievev, foram registradas longas filas de carros nesta manhã em estradas e o espaço aéreo para voos civis foi fechado. “Não tem como sair do país agora por meio aéreo, nem terrestre, trem, estrada, nem nada. Os trens estão fechados, as estradas estão começando a ficar com barricadas, para não conseguirem sair. A gente está aqui em desespero tentando uma alternativa para tirar eles de lá”, desabafa Luciana.
Na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, a embaixada do Brasil em Kiev, divulgou uma nota com instruções para os cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia: “A Embaixada do Brasil em Kiev recomenda que brasileiros que estejam em condições de deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local”.
“Estou tentando agora entrar em contato com a embaixada brasileira na Ucrânia, porque eles anunciaram que vão retirar os brasileiros, mas minha sogra e meu sogro são ucranianos, então eu quero conseguir um contato e ver se eles incluem minha sogra e meu sogro, porque eles são ucranianos mas têm família brasileira. Eu tenho dois filhos, netos deles, que estão desesperados, uma criança de 8 anos e uma de 5. Estamos tentando todas as maneiras possíveis”, finaliza Luciana.
Segundo o Itamaraty, há atualmente cerca de 500 cidadãos brasileiros na Ucrânia. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse ainda que a embaixada brasileira em Kiev vem renovando o cadastramento dos brasileiros no país e transmitido orientações pelos portais online.
“Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, diz o comunicado.
As autoridades brasileiras disponibilizaram um número de plantão consular para casos de emergência de brasileiros na Ucrânia (+55 61 98260-0610).
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Notícias
Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"