Ana Carolina Coura, passou a empreender após a vinda da filha. Ela está participando do projeto Nascer de Novo, em parceria com a Brascol, e contou como criou um negócio próprio a partir de uma brincadeira com Sofia:
“Sou a fundadora do Ateliê Materno, esta fábrica de brinquedos de madeira que hoje é líder de vendas do segmento em todo o Brasil. O Ateliê nasceu em agosto de 2015 de uma forma despretensiosa, quando decidi fazer alguns brinquedos educativos para a minha filha Sofia.
Pensava em brinquedos simples e lúdicos, pois me inspirei na pedagogia Waldorf e no método Montessori que incentivam a autonomia, desenvolvimento psicomotor e a criatividade da criança.
Assim que minha filha começou a se interessar pela brincadeira de fazer comida, tive o desejo de fazer uma mini cozinha dessas que encontrava fora do Brasil. Eu, que antes só tinha feito alguns brinquedos menores, quis me aventurar em fazer esse grande projeto.
Como todos os outros brinquedos eram de madeira, quis seguir o mesmo padrão de durabilidade e textura que só esse material oferece. Desenvolvi o projeto, comprei as madeiras, tintas, parafusos e reciclei uma panela em desuso.
Com a ajuda da Sofia, que fez do processo de montagem uma grande brincadeira, a mini cozinha ficou pronta e linda. Em uma pequena divulgação nas redes sociais, a procura foi tão grande que o que era inicialmente uma diversão entre mãe e filha se transformou sem querer em um grande negócio.
Iniciamos a produção em casa, depois passamos para um espaço um pouco maior e, hoje, quase 4 anos depois, temos um fábrica que produz nossas peças em grande escala em qualidade de exportação.
Nossa produção média hoje são de 90 peças por mês e nossa empresa cresceu 300% em 3 anos. Estamos partindo para a linha de brinquedos para lojistas e também desenvolvendo nossa linha de móveis exclusiva.”
Confira o primeiro episódio da Webserie (com quatro capítulos) lançada no aniversário de três anos da marca, que conta a história do Ateliê:
Leia também:
Mãe usa experiência com filho para ajudar outras mulheres: “Para construirmos um mundo melhor”
Mulher muda de carreira após a maternidade: “Consegui me realizar profissionalmente e como mãe”
Jornalista compartilha desabafos sobre maternidade no Instagram e história vira livro