Nesta última quinta-feira, 25 de novembro, um paciente, Steve Verze, de 47 anos, recebeu o primeiro olho impresso em 3D no mundo. O implante ocorreu em Moorfields Eye Hospital, em Londres, Inglaterra.
“Desde os 20 anos eu precisava de uma prótese de olho, e sempre me senti constrangido”, afirmou ele. “Quando saía de casa, muitas vezes dava uma segunda olhada no espelho e não gostava do que via. Este novo olho está fantástico e, por ser baseado na tecnologia de impressão digital 3D, só vai ficar melhor e melhor”, continuou.

A equipe médica do hospital informou à imprensa que é uma ”verdadeira biomímica e uma prótese mais realista com definição mais clara e profundidade real para a pupila”,
“Ao contrário dos métodos tradicionais, ele usa varreduras do olho em vez de um molde invasivo da órbita do olho, tão difícil para as crianças que podem precisar de uma anestesia geral”, acrescentou.
Além do processo de produção ser muito mais rápido do que os olhos protéticos de acrílico usados tradicionalmente. Pois eles são pintados à mão, e por isso, podem levar meses para serem finalizados.
“Esperamos que o próximo ensaio clínico nos forneça evidências robustas sobre o valor desta nova tecnologia, mostrando a diferença que faz para os pacientes. Ela tem claramente o potencial de reduzir as listas de espera”, disse Mandeep Sagoo, chefe clínico do projeto e professor de oftalmologia e oncologia ocular na University College London.