O ator Bruce Willis foi diagnosticado com demência e conforme a família, os sintomas da doença estão progredindo com o passar do tempo. Em 2022 ele descobriu que estava com demência frontotemporal.
Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a prima de Marlene Willis, mãe de Bruce e tia do ator, Wifried Gliem, deu uma entrevista para Bild (uma revista) e contou sobre o estado de saúde dele. “Não sei se o filho a reconhece (…). os seus movimentos são muito lentos, com uma agressividade constante. Não é mais possível manter uma conversa normal. Esse comportamento é típico de pacientes que sofrem da mesma condição”.
Diagnóstico de Bruce Willis
Na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, Emma Heming, esposa de Bruce Willis, falou sobre o estado de saúde do ator. Ele foi diagnosticado recentemente com uma demência frontotemporal, uma doença que já está avançada no astro e na qual ainda não existe cura.
“Queríamos dar-vos uma atualização sobre o nosso amado marido, pai e amigo, uma vez que agora temos uma compreensão mais profunda do que ele está a viver. Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, escreveu a esposa do astro na legenda da publicação no Instagram.
Além disso, Emma também publicou na rede social um link para um comunicado assinado pelas filhas, Demi, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn para informar os fãs do ator sobre a gravidade da demência frontotemporal. No texto elas contaram que a doença é muito cruel e que muitas passam despercebidas pelas pessoas.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Emma Heming Willis (@emmahemingwillis)
” À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em iluminar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”. No final do comunicado a família agradeceu pelas mensagens que Bruce tem recebido neste momento difícil e espera conseguir mais visibilidade para que profissionais da área da saúde encontrem um tratamento para a doença.
“Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente. Sabemos em nossos corações que, se ele pudesse hoje, gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias… Bruce sempre encontrou alegria na vida e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós’’, dizia o post.