Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, Mavie, filha de Bruna Biancardi e Neymar Jr. completou 2 meses de vida e para celebrar a data, a mãe publicou uma retrospectiva com fotos e vídeos de diversos momentos com a bebê.
Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

Em meio aos registros, uma foto chamou a atenção dos internautas. Mavie apareceu sorridente, com a língua branca porque estava suja de leite. Nos comentários os fãs repercutiram sobre a imagem. Algumas pessoas não entenderam muito do que se tratava. “Isso incomoda muito”, disse uma. “Meu Deus, tem que limpar a língua do leite!”, comentou outro. “Que língua branca. Compra um limpador de língua”, escreveu um terceiro.
Mas também houve quem não viu problema e defendeu a mãe. “A mãe dela com certeza limpa, só não queria perder o momento da foto. Deixem ela!”, opinou um. “Calma gente, isso é normal, talvez ela acabou de mamar e tirou a foto e o momento e não pode perder”, disse outro.
Bebê com mau hálito: causas, como evitar e o que você precisa ficar de olho na saúde do seu filho
O mau hálito em crianças pode acontecer por diversos motivos. Para te ajudar a entender melhor o assunto, Thais Bustamante citou quais são os problemas que podem estar relacionados ao mau hálito em bebês:
- Má higiene bucal: é normal que bactérias vivam na nossa boca e interajam com partículas de comida localizadas entre os dentes, na gengiva, na língua e até na superfície das amígdalas. Porém, se a comida ficar parada nesses lugares por muito tempo (na falta de uma boa escovação para removê-la), o cheiro piora. Por também abrigar bactérias que podem causar odores desagradáveis e mau hálito, a língua deve sempre ser escovada.
- Infecções na boca: cáries, tártaro e abscessos dentários podem provocar mau hálito em crianças de qualquer idade.
- Boca seca: quando uma criança respira pela boca (comum em crianças alérgicas por estarem com o nariz entupido ), a saliva deixa de remover as bactérias, provocando mau hálito.
- Corpo estranho: às vezes os bebês ou crianças pequenas colocam objetos estranhos no nariz (brinquedos minúsculos, partículas de comida como feijão , ervilha, etc.) . Um objeto estranho alojado no nariz pode causar mau hálito na criança.
- Medicamentos: algumas vezes, a forma como o medicamento se decompõe no organismo pode causar mau hálito. Este processo libera substâncias químicas que podem resultar no odor desagradável.
- Chupar dedo ou chupeta: tanto o dedo quanto a chupeta podem ficar com mau cheiro, que passa para a boca, por causa da exposição contínua a saliva e bactérias bucais. Chupetas também podem acumular resíduos alimentares.
- Doença ou alergia: sinusite, amigdalite , doenças alérgicas podem levar ao mau hálito . Crianças com refluxo também tendem a ter um hálito com odor forte.
- Alimentos com sabor marcante: em algumas crianças que costumam ingerir alimentos com cheiro forte, como alho, cebola ou especiarias específicas, isso pode afetar o frescor do hálito, durante o período de processamento deste alimento.
É comum acontecer?
Sim! O cirurgião explica que isso pode acontecer porque os bebês ainda não tem a capacidade motora de realizar a higienização da gengiva e dos dentes e, principalmente, da língua que é onde mais se retém de alimentos no bebê. Thais complementa: “É importante higienizar a boca do bebê, pois o mau hálito também pode ocorrer pela interação das bactérias com o resquícios de leite na boca”.
Como evitar o mau hálito em bebês
A pediatra comenta sobre como deve ser a higienização com o aparecimento dos dentes: “Uma boa escovação no dia a dia e visitas semestrais ao dentista após o surgimento dos primeiros dentes, ajudam a manter a boa saúde bucal e o hálito fresco”. Quando o problema surgir, é superimportante buscar o auxílio de um profissional: “A orientação correta dada pelo dentista ajuda muito e por isso é de grande importância o pré-natal no seu dentista, pois ele lhe dará todas as orientações para cuidar bem do seu bebê. Uma excelente dica é higienizar a cavidade oral e principalmente a língua do bebê com uma gazes umedecida com água fervida ou filtrada enrolada no dedo do adulto responsável pelo bebê”, explica Fernando Tai.